quarta-feira, 29 de junho de 2011

Brasil consolidará liderança agrícola na safra 2020/21

O Brasil deve avançar na consolidação de potência agrícola nos próximos dez anos e disputar a liderança na produção de alimentos com os Estados Unidos, segundo o estudo Projeções do Agronegócio 2010/11-2020/2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), .

Mercado desenvolve novos produtos com ovos

Para quem acha chato ter de quebrar um ovo e jogar na panela para preparar uma omelete, os produtores de ovos preparam surpresas. Nos próximos anos, os consumidores vão se deparar, nos supermercados e padarias, com diferentes produtos processados do ovo. Serão os "ovoprodutos", como omeletes líquidas, que serão capazes de gerar novos nichos de mercado.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Jardinagem urbana ganha espaço em cidades da Alemanha

Especialistas de diferentes áreas, de jardineiros a urbanistas, dedicam neurônios e tempo, na Alemanha, na tentativa de entender o fenômeno da "jardinagem urbana", uma tendência que leva as pessoas a plantarem flores e gramas em qualquer espaço com terra disponível no ambiente das cidades. Segundo matéria publicada pela versão em português do site Deutsche Welle, donos de alguns restaurantes colocam tantos vasos diate de seus estabelecimentos que chegam a parecer floriculturas.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Governo amplia oferta de bolsas para estudos no exterior

Até 2014, setenta e cinco mil estudantes brasileiros devem receber bolsas de estudos com passagens aéreas pagas, além de seguro médico, para estudar no exterior. Os primeiros bolsistas devem ser selecionados no primeiro semestre do próximo ano pelo programa de internacionalização Ciências sem Fronteiras, que vai beneficiar alunos que cursam desde o nível médio até o pós-doutorado.

Governo prepara ações para fortalecer as indústrias contra a competição externa

O governo federal prepara o anúncio de novas medidas de incentivo à indústria com isenção de impostos. As ações envolverão incentivos à inovação e apoio à formação de mão de obra, tendo como uma das metas centrais o fortalecimento das indústrias de transformação, setor altamente afetado pela abertura da economia brasileira nas últimas décadas. No final das contas, aumentar a blindagem e viabilizar a retomada da competitividade da indústria instalada no País.

domingo, 26 de junho de 2011

Especialistas projetam crise para economia mundial

Uma onda de pessimismo quanto ao futuro próximo da economia do planeta ganha forma no ambiente internacional. Especialistas, representantes da visão acadêmica, governamental ou do mercado financeiro, explicitam projeções sobre uma segunda onda da crise global. Na prática, ganha forma a constatação de que os problemas gerados pelos Estados Unidos em 2009 e as dificuldades enfrentadas por países europeus atualmente ainda não tiveram desfecho favorável. E que o sistema financeiro continua incólume, gerando e "socializando" estragos.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Relatório faz novo alerta sobre impactos das mudanças climáticas

O aquecimento global terá efeitos profundos na quantidade de água disponível para a produção de alimentos nas próximas décadas, reforça o relatório Mudanças Climáticas, Água e Segurança Alimentar, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Entre os possíveis impactos, estão a redução do escoamento dos rios e recarga de aquíferos no Mediterrâneo e nas áreas semiáridas das Américas, da Austrália e do sul da África.

Preços dos alimentos preocupam entidades internacionais

Os preços internacionais dos alimentos manterão altos e instáveis até 2012, segundo estudo elaborado pela Organização de Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O relatório "Perspectivas Alimentares" descreve o cenário atual como de forte queda dos estoques frente a um modesto aumento da produção geral na maioria dos cultivos.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Consultoria prevê abertura de 198 novos hoteis no Brasil até 2014

Até o final de 2014, o Brasil terá 198 novos hoteis abertos, como resultado de investimentos de R$ 7,3 bilhões, que ampliará a oferta em 46.296 apartamentos e gerar 31.729 empregos diretos. A projeção faz parte de um diagnóstico da BSH International, empresa de consultoria do setor. O estudo destaca que entre os anos de 2011 e 2013 devem se concentrar a maior quantidade de inaugurações e, consequentemente, de novas unidades habitacionais, investimentos e geração de empregos.

Gartner projeta crescimento de 46% do setor de TI até 2014

O mercado brasileiro de serviços de Tecnologia da Informação deve movimentar cerca de 22 bilhões de dólares em 2014, com um crescimento de 46% em relação a 2011, segundo um estudo elaborado pela empresa de consultoria Gartner. O levantamento indica que o Brasil e a América Latina registram crescimento mais acelerado que as demais regiões do globo, que, juntas, devem registrar expansão de 9,5%, saltando para US$ 944 bilhões em 2014.

Cenario de aumento da conectividade gera oportunidades para indústria de TI

A população mundial embarcou definitivamente na viagem à conectividade, o processo que vai tornar a internet presente em todas as coisas utilizadas pelas pessoas no dia a dia. Em 2015, entre computadores e geladeiras e automóveis, serão 15 bilhões de equipamentos integrados à rede mundial, número que vai saltar para 50 bilhões em 2020.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Oportunidade para treinamento de técnicos em informática

A implantação de uma indústria nacional de tablet, equipamentos portáteis no formato de pranchetas, esbarra em carências de profissionais de nível técnico e superior qualificado. A produção de aparelhos requer engenheiros elétricos, engenheiros de radiofrequência e engenheiros de telecomunicação, para o desenvolvimento dos dispositivos do aparelho, e também de pessoas formadas em ciência da computação e sistema de informação, para o desenvolvimento de aplicativos e programas.

Italianos desenvolvem nova técnica de tratamento de hemorróidas

Um novo tratamento promete reduzir o suplício e os constrangimentos das pessoas que têm problemas com hemorróidas. No Brasil, 30% da população brasileira é portadora de doença hemorroidária e 50% possuem algum sintoma. Nestes totais, somente um terço procura atendimento médico. A doença é mais presente acima de 50 anos, idade que ocorre a maior incidência. No mundo, a doença hemorroidária representa 4% da população. Entretanto, estima-se que entre 10% a 15% necessitem de operação da hemorróida.

Insumos pressionam preços de grãos

O aumento dos preços de insumos preocupam os produtores ruais brasileiros. Depois de colher uma das mais lucrativas safras dos últimos anos, na temporada 2010/11, os produtores devem ter rentabilidade menor no próximo verão.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Operadoras de telefonia abrem as portas da TV a Cabo


A partir de outubro, as operadoras de telefonia poderão entrar no mercado de TV a Cabo, ampliando a concorrência no segmento. O aumento da oferta de serviços de entretenimento, informações e interatividade depende apenas da finalização de uma consulta pública patrocinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Países terão de desenvolver alternativas para a questão das drogas

O modelo atual de combate às drogas fracassou e, agora, novos movimentos e iniciativas vão gerar alternativas, sem o foco que marcou o passado, baseado na repressão. O dinheiro gasto por governos nos esforços frustrados para reduzir a oferta e prender pessoas por delitos relacionados ao consumo pode ser destinado, com mais utilidade, a estratégias criativas com o objetivo de reduzir a demanda e os malefícios causados pelos abusos envolvidos.

Seus comentários