É significativo que, em Belo Horizonte, a rede Supermercados BH implantou em uma de suas lojas o sistema de autoatendimento, como alternativa para o pagamento de compras.
Carlos Plácido Teixeira
Consultor de Tendências - Radar do
Os próximos meses serão marcados pela expansão exponencial da automação comercial. E 2016 será o ano em que a tendência terá a sua consolidação. Supermercados, shopping centers, redes de magazines, lojas de fast-food, estacionamentos e livrarias vão gerar novos exemplos das múltiplas possibilidades de adoção de soluções de autoatendimento. A porta estará aberta para uma onda mais forte, que colocará os caixas humanos sob o risco de rápida obsolescência.
É significativo que, em Belo Horizonte, a rede Supermercados BH implantou em uma de suas lojas o sistema de autoatendimento, como alternativa para o pagamento de compras. O consumidor realiza o processo de registro e de pagamento dos produtos que pretende levar para casa. Por enquanto, o consumidor pode passar até 15 produtos pelo sistema automático, pagando com com cartões de crédito ou débito do sistema financeiro ou do próprio supermercado.
A adoção de equipamento de autoatendimento pela rede de lojas, com perfil tipicamente popular diz muito sobre a tendência. Ainda na capital mineira, recentemente, o shoppíng Diamond Mall, da rede Multiplan, substituiu os trabalhadores dos guichês instalados na saída do centro de compras por máquinas. Nelas, os consumidores, agora já acostumados, fazem o pagamento e emitem o recibo que abre as cancelas de saída do lugar.
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