sexta-feira, 31 de julho de 2015

Facebook investe em drone gigante

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à internet nos países em desenvolvimento.



Agência Lusa / Agência Brasil

A rede social Facebook construiu um drone gigante que pode voar a uma altura de até 27,5 quilômetros, para levar a internet a áreas remotas do planeta. O veículo aéreo não tripulado, chamado Aquila, é alimentado por energia solar e pode permanecer no ar por um período de 90 dias.

O projeto está integrado na iniciativa Internet.org, através da qual o Facebook quer facilitar o acesso à internet nos países em desenvolvimento. “Desde que lançamos a internet.org, a nossa missão tem sido encontrar formas para facilitar a conetividade entre mais de 4 bilhões de pessoas que não estão online”, afirmou a empresa em comunicado.

O Facebook indicou que as parcerias com operadoras móveis em 17 países no último ano facilitaram o acesso a serviços básicos de internet a mais de 1 bilhão de pessoas. Para atingir o objetivo de levar internet a todos os cantos do planeta, o Facebook está trabalhando com drones, satélites, lasers e tecnologia terrestre.

Os investidores do Facebook anunciaram também que descobriram uma forma de utilizar lasers para atingir velocidades de transmissão de dados dez vezes maiores do que os padrões atuais da indústria.

Plataforma

A maior rede social do mundo quer oferecer uma plataforma gratuita para população de baixa renda, com acesso limitado à internet. Batizado de “Internet.org”, o projeto pretende atingir 3,7 bilhões de usuários em todo o mundo e aumentar o índice de conectividade. O Brasil está na mira, mas dezenas de entidades já se posicionam contra a iniciativa, alegando que ela não resolve os desafios de universalização da banda larga e, pior, viola princípios previstos no Marco Civil da Internet, lei aprovada em 2014 e que se tornou referência mundial na garantia de direitos de usuários da internet.

A polêmica chegou até o Congresso Nacional no início de julho. Audiência pública na Câmara dos Deputados na última semana debateu com o próprio Facebook, governo federal, sociedade civil e setor de telecomunicações as diretrizes do “Internet.org”. O assunto ganhou impulso em abril, quando a presidenta Dilma Rousseff posou para fotos com o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, no Panamá, durante a Cúpula das Américas, e anunciou tratativas para pôr a iniciativa em prática.

Durante a audiência, o gerente de Relações Governamentais do Facebook no Brasil, Bruno Magrani, defendeu a plataforma e garantiu ser uma forma de acesso aos excluídos digitais. “Só um terço da população mundial tem internet, embora 90% das pessoas vivam perto de onde tem sinal ao menos 2G.

Agência Brasil






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