Otimistas quanto às perspectivas de desempenho das vendas e do faturamento em 2011, os empresários mineiros colocam a inflação, taxa de juros e carga tributária na lista de variáveis que requerem atenção para evitar sustos. Mais da metade dos entrevistados acredita no aumento das vendas, dos lucros e dos empregos neste ano. Como estratégias para faturar mais, a maioria dos empresários pretende reduzir custos e adotar controle de qualidade de produtos/serviços.
A previsão é de 444 empresários dos setores de indústria, comércio e serviços que participaram da pesquisa do Sebrae-MG, Sondagem de Avaliação de Desempenho e Perspectivas das Micro e Pequenas Empresa Mineiras em 2010/2011. Os principais investimentos serão no treinamento de pessoas, na aquisição de máquinas e equipamentos e criação de produtos.
As empresas estão mais preocupadas em adotar práticas socioambientais. Mais da metade dos empresários pensa em diminuir a emissão de poluentes, tratar os resíduos ou preservar as praças das comunidades locais.
Apesar da boa fase, os custos aumentaram 17% para a maior parte dos entrevistados. A principal forma de financiamento foi o parcelamento das compras junto aos fornecedores67% homens
33,3% mulheres
Faixa etária
30,9% dos empresários têm de 30 a 39 anos
Escolaridade
36,7% possuem o Ensino Médio completo
Tempo
42,3% têm mais de10 anos de funcionamento
Faturamento médio anual
41,7% faturam até R$ 120 mil
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