Quatro dos 48 carros sem motoristas autorizados a transitar por estradas
públicas na Califórnia, nos Estados Unidos, três da Google e um da Delphi, foram envolvidos em
acidentes nos últimos oito meses.As empresas negam que tenham sido as causadoras.
Radar do Futuro (*)
Quatro dos 48 carros sem motoristas autorizados a transitar por estradas públicas na Califórnia, nos Estados Unidos, foram envolvidos em acidentes nos últimos oito meses. Três deles eram pertencentes à Google. O outro era pertencente à Delphi, empresa fornecedora de peças para o setor automotivo.
O Departamento de Veículos Motorizados do Estado, que começou a emitir licenças para experiências com veículos autônomos em setembro de 2014, não divulgou mais detalhes sobre as ocorrências, porque a legislação da Califórnia torna confidenciais as informações.
Segundo a multinacional das buscas, seus carros sem motoristas jamais foram os causadores dos acidentes, que se resumiram a "colisões traseiras de outros motoristas". "A segurança é a nossa maior prioridade. Desde o início de nosso programa, há seis anos, dirigimos quase um milhão de milhas de forma autônoma, nas rodovias e ruas da cidade, sem causar nenhum acidentes", assegurou um porta-voz da empresa.
A Delphi assegurou, em comunicado à agência de notícias BBC, que seu veículo foi atingido enquanto estava parado em uma encruzilhada. E que estava em modo de condução manual no momento em que ocorreu o problema. "Um relatório da polícia indica que a culpa do acidente foi do segundo veículo, não da Delphi. Ninguém ficou ferido no incidente", disse um porta-voz.
Uma fonte anônima disse à Associated Press que dois dos acidentes ocorreram enquanto os veículos eram ocupados por motoristas humanos. E que todos os quatro veículos estavam indo muito devagar no momento das colisões.
Chris Urmson, diretor do programa de carros autônomos do Google, reconheceu, em um post publicado no blog Medium.com houve 11 acidentes envolvendo carros do Google desde que o projeto começou há seis anos. Mas que nenhum teria sido causado por um de seus veículos. "Colisões na traseira são as mais frequentes na América. E, muitas vezes, o motorista da frente tem pouco a fazer para evitar que seja atropelado", assinalou.
(*) Com informações da BBC
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