quinta-feira, 7 de abril de 2011

Venda de roupa lidera preferência de empreendedores individuais

Ao pensar em abrir um negócio, a maior parte dos empreendedores individuais pensa na venda de roupas como a melhor alternativa. Em seguida, os setores que geram maior interesse são os de cabeleireiros, lanchonetes e minimercados e mercearias. Os dados constam de um levantamento realizado pela Secretaria da Receita Federal e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

A figura do microempreendedor individual foi criada pelo governo para que os trabalhadores se formalizem. É destinado a pessoas que atuam, por exemplo, como doceiros, borracheiros, camelôs, manicures, cabeleireiros e eletricistas, entre outros. Os dados do governo mostram que, até março, foram formalizados um milhão de trabalhadores por meio do programa do empreendedor individual. A meta é de formalizar mais cerca de 500 mil novos trabalhadores até o fim deste ano.

Segundo o governo, o estado que mais formalizou trabalhadores por meio do programa, até março deste ano, foi São Paulo, com 209 mil adesões, seguido pelo Rio de Janeiro (130 mil formalizações), por Minas Gerais (97,5 mil pessoas), pela Bahia (91mil trabalhadores inscritos no programa) e pelo Rio Grande do Sul, com 55,6 mil trabalhadores formalizados.

Por gênero, os dados mostram que os homens têm pequena vantagem, com 55% dos trabalhadores formalizados. De acordo com a Receita Federal e com o Serpro, 58% das atividades são exercidas em estabelecimentos fixos, enquanto 20,3% trabalham de "porta em porta", e 8,5% em locais fixos, mas fora de lojas. Outros 6,7% trabalham pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários