terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sebrae identifica oportunidades que a Copa gera para empreendedores de Belo Horizonte

A Copa do Mundo tem potencial para gerar 699 oportunidades de negócio para micro e pequenas empresas (MPE) de nove setores da economia em Belo Horizonte, antes, durante e após o evento esportivo. A avaliação, apresentada em um mapeamento encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), constata que o setor de construção civil lidera a lista entre os setores com maior número de possibilidades de negócios para as empresas locais. Mas o ambiente será favorável para 103 atividades, desde o fornecimento de matéria-prima e equipamentos à prestação de serviços.

Os números da capital mineira foram extraídos de uma lista com 929 oportunidades de negócios nos quais as empresas podem empreender com chance de alcançar algum sucesso. Nesta relação também estão restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, produtores de eventos, consultorias em gestão empresarial, obras de acabamento, fornecimento de embalagens, serviço de coleta seletiva, tratamento de resíduos, ensino de esportes, fabricação de aguardente, cerveja e chopp, fornecedores de material e mobiliário de escritório, entre outras.

O estudo faz ainda um levantamento sobre as dificuldades das empresas em relação à documentação, gestão e sustentabilidade, sugerindo planos de ações para que os empresários possam garantir espaço no mercado. “O mapeamento é uma das iniciativas do Sebrae que vai beneficiar mais de 500 pequenos negócios em Belo Horizonte e Região Metropolitana, em ações de melhoria da qualidade e gestão dos produtos e serviços prestados em vários setores”, afirma o superintendente da instituição em Minas, Afonso Maria Rocha.
Os outros setores pesquisados foram: tecnologia da informação (89), madeira e móveis (31), têxtil e vestuário (60), turismo (94), produção associada ao turismo (90), comércio varejista (84), agronegócios (88) e serviços (60).

“As cerca de 125 mil micro e pequenas empresas mineiras precisam se preparar para atender à demanda de negócios da Copa do Mundo e aproveitar esse momento para ganhar competitividade. O Sebrae está atuando para que essas empresas tenham um papel cada vez mais significativo na economia”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O mapeamento em BH faz parte do Programa Sebrae 2014, que está investindo R$ 80 milhões no programa de identificação de oportunidades.

Outro dado relevante do mapeamento é o índice de densidade das empresas nas atividades dos setores, que oscila entre 0 e 1. Quando maior o índice, maior a concentração de micro e pequenas empresas. Alguns exemplos: nas atividades de fabricação de aparelhos e equipamentos de ar condicionado, portais e provedores de conteúdo para internet, design e decoração de interiores, operadores turísticos, criação artística, produção de aguardente e bebidas destiladas o índice é 1, ou seja, 100% das empresas desses segmentos são micro e pequenas.

Dados das Micro e Pequenas empresas em Belo Horizonte

Micro e pequenas empresas 124.559
Empregos gerados 351.106




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários