sábado, 5 de setembro de 2015

Mente humana será a principal tecnologia para controle de dispositivos em 2025

Interfaces Cérebro Computador (em inglês, Brain Computer Interface - BCI) são identificadas como uma tendência a ser viabilizada na próxima década


Redação
Radar do Futuro

Imagine. Ao sair de casa, você pensa - isso mesmo, pensa: porta, feche-se. E ela fecha. Pensa o contrário, e ela abre. Isso mesmo. A possibilidade disso acontecer é um desejo revelado por 35% dos entrevistados de uma pesquisa do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), sociedade técnico-profissional internacional dedicada a exercícios de teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação em benefício da humanidade.

Mais de 3 mil pessoas foram ouvidas, de um público formado por fãs das tecnologias. No fundo, elas confirmam o que já se imagina diante da aceleração dos recursos tecnológicos. Em mais alguns poucos anos, diante do avanço da internet das coisas, ter um telefone celular ou qualquer dispositivo móvel nas mãos vai deixar de ter sentido.

Interfaces Cérebro Computador (em inglês, Brain Computer Interface - BCI) são identificadas como uma tendência a ser viabilizada na próxima década. A mais avançada forma de comunicação vai conectar a mente diretamente com o computador. Cientistas têm a expectativa de que, além de estabelecer conexão com máquinas, as inovações permitirão a comunicação direta entre cérebros. Ou seja, seremos capazes de compreender os sentimentos de pessoas com quem conversamos.

Até a chegada da etapa da transmissão telepática e o desaparecimento do celular e de outras plataformas móveis e portáteis atuais, funções atuais dos equipamentos serão absorvidas por dispositivos ou sistemas diferentes, muitos deles “vestidos” ou implantados. Relógios, roupas inteligentes e sistemas acoplados em automóveis serão parte do caminho.

Controle mental/Principais conclusões:
1 - Trinta e cinco por cento dos entrevistados que votaram sobre a forma como eles gostariam de abrir sua porta de casa em 10 anos escolheram o controle da mente como a sua preferência, mais do que biometria, scanner de retina, celular, sensores de movimento    ou manualmente.

2 - Três em cada 10 entrevistados
que responderam à sua preferência para controlar seus utensílios de cozinha daqui a 10 anos escolheram o controle da mente e 24% escolheram dispositivos móveis e de telefonia celular.

A tecnologia não domina totalmente a cozinha, pois mais de 1/4 dos entrevistados (26%) ainda gostaria de cozinhar manualmente (27% dos homens, contra 22% de mulheres).

3 - Mais de um terço dos participantes da pesquisa que selecionou uma preferência gostaria de controlar as luzes da sua casa através de controle mental em 2025, seguido de perto pelo telefone celular/dispositivo móvel (30%) e sensor de movimento (27%). Apenas 8% dos entrevistados que escolheram como eles gostariam de controlar as luzes de casa em 10 anos responderam que gostariam de fazê-lo manualmente.

4 - Cerca de 60% das mulheres gostariam de controlar manualmente os seus carros, enquanto apenas 27% dos homens responderam dessa forma. No entanto, a maioria dos homens (56%) gostaria que sua experiência de condução fosse autônoma, enquanto apenas 12% das mulheres tiveram a mesma preferência.

5 - Diferentemente de outras regiões, até 30% dos brasileiros acreditam que o scanner de retina deve ser a tecnologia mais utilizada para abrir a porta de casa em 2025. Quanto ao futuro dos veículos, 77% acreditam que os carros autônomos devem ser a principal opção para fazer viagens longas até 2025.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários