quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Impressão 3D ganha atenção na engenharia civil

No mundo, vários projetos mostram o interesse crescente de viabilizar a impressão de grandes peças estruturais ou edifícios inteiros

Redação
Radar do Futuro

Na engenharia civil, as tecnologias de impressão 3D estão sendo adaptadas para a construção de prédios ou outras estruturas. As inovações tecnológicas têm o objetivo, hoje, de superar desafios na construção de máquinas que geram máquinas ou estruturas. O tamanho da própria impressora é um fator limitante, que começa a ser superado, como em um projeto desenvolvido na Holanda.

A sartupo MX3D já tem um projeto encaminhado para imprimir uma passarela sobre um canal de Amsterdã. A ponte terá uma extensão de 15 metros e será impressa em aço de uma só vez, em vez de montada em seções pré-fabricadas.

Hoje, a impressão em terceira dimensão tem ampla aplicação em prototipagem rápida e de alto valor, na produção de poucas peças, como no caso da indústria aeroespacial. E mesmo no segmento da construção não chega a ser uma novidade. Especificamente, segundo um levantamento da Lux Reserch, consultoria de Boston, nos Estados Unidos, para o fornecimento de peças personalizadas para a decoração de interiores, efeitos de iluminação e produção de móveis.

Mas, segundo o relatório, o interesse é crescente no objetivo de possibilitar a impressão de grandes peças estruturais ou edifícios inteiros, tendo como focos a busca por redução do tempo de construção e obtenção de maior flexibilidade no design. Os desafios permanecem, em particular no desenvolvimento de materiais de construção imprimíveis e no conhecimento dos códigos de construção.

Uma série de projetos colaborativos, além da ponte MX3D, poderão fornecer respostas. A Skanska, uma empresa gigante de construção sueca, está trabalhando com a Universidade de Loughborough, na Grã-Bretanha, para desenvolver um robô de impressão de concreto de alto desempenho. Um grupo de edifícios de escritórios 3D-impressos está previsto para o Museu do Futuro, que está sendo construído em Dubai.

Nos Estados Unidos, Neri Oxman e seus colegas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Media Lab estão investigando uma variedade de sistemas de impressão 3D para construção, incluindo um que usa enxames de pequenos robôs que processam materiais de fixação rápida para fabricar grandes estruturas.

Na China, a Winsun construiu imóveis impressos em 3D, incluindo um edifício de apartamento de cinco andares. A construtura usa uma impressora 3D de seis metros de altura, que escorre uma pasta de secagem rápida feita a partir de uma mistura de cimento e resíduos reciclados. Sob o controle do computador, os depósitos gigantes de máquinas colam camada por camada para criar paredes e outras seções pré-fabricadas do edifício. Estas peças são então unidas no canteiro de obras usando barras de aço de reforço.

A impressão de edifícios completos no local é o objetivo final. Um processo de construção auto-suficiente está sendo desenvolvido por Behrokh Khoshnevis, na Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. O processo usa robôs para imprimir um prédio inteiro usando materiais recolhidos localmente. Khoshnevis está trabalhando com a Nasa no projeto.

A agência espacial norte-americana vê a impressão 3D como uma maneira de construir alojamentos e outras infra-estruturas, tais como almofadas de aterragem e estradas, na Lua e em Marte. O enorme custo do envio de materiais de construção para o espaço seria evitada através da extração de material útil, incluindo a água, a partir das superfícies lunares e marcianas. A matéria-prima seria misturada para produzir um material de construção que pode ser depositado pelos robôs para formar estruturas.

A impressora também pode produzir os recursos internos de um edifício, tais como mesas e cadeiras. Khoshnevis acredita que a tecnologia pode ter um papel de volta em estruturas de edifícios da terra em regiões remotas e hostis.

A Nasa não é a única organização a pensar que a impressão 3D pode ser a única maneira prática de construir além da Terra. Foster + Partners, uma firma de arquitetos de Londres, está trabalhando com a Agência Espacial Europeia em um sistema próprio.

Ainda vai levar algum tempo antes da multiplicidade de habilidades utilizadas por trabalhadores em um canteiro de obras serem substituídos por uma impressora 3D. Mas, em construção, como em outras indústrias, os robôs começaram a marchar.


Fonte: The Economist


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários