quarta-feira, 9 de maio de 2012

Brasileiro quer comprar

Os brasileiros seguem com sonhos do consumo irracional, contrariando defensores de uma sociedade mais sustentável. Além dos eletrônicos - celular, notebook e tablet - a população quer carro. Financiado, mesmo.

Segundo o Instituto Data Popular, o financiamento bancário é a via de aquisição de veículos preferida das classes emergentes, com a adesão de 40,8%. Em seguida, vem o pagamento à vista, com porcentagem de 33,9%. Na alta renda, por sua vez, o financiamento bancário representa 33,5% dos pagamentos para aquisição de veículos, enquanto o pagamento à vista responde por 44,2%.

 Apesar das particularidades, o brasileiro, de um modo geral, é mais propenso a comprar a prazo: 61% costumam optar pelo parcelamento.
 
Serviços diversos

Em nove anos houve um sensível aumento dos gastos das famílias brasileiras. Embora tenha ocorrido um crescimento das despesas com a compra de produtos diversos, a contratação de serviços apresentou uma evolução muito maior – foi o que mostrou outro estudo divulgado pelo Data Popular.

Entre 2002 e 2011, enquanto os gastos com contratação de serviços aumentaram 101,4%, as despesas com aquisição de bens de consumo diversos cresceram apenas 27,6%.

TV por assinatura e telefonia são responsáveis por 169,3% desse aumento. Serviços de cabeleireiros, manicures, lavanderias, cerimônias familiares e práticas religiosas representam 106,8% do crescimento.
Se parte de sua renda sobrasse, a nova classe média afirma que pouparia o dinheiro extra ou o utilizaria para viagens e cursos. “Assim como a maioria dos brasileiros, a nova classe média pouparia mais e investiria em cursos se sua renda dobrasse. Desde já, esta parcela da população investe nos estudos, sendo que os filhos, geralmente são os primeiros da geração de uma família a concluir o Ensino Superior”, assinala Renato Meirelles.

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