quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Como será a educação superior em 2025

As grandes transformações dos próximos anos, impulsionadas pelas tecnologias e novas demandas sociais, terão impactos profundos sobre a estrutura e estratégia de funcionamento do ensino universitário.
Carlos Teixeira
Radar do Futuro

Grupos gigantes e globais de ensino, com bancos próprios para financiar o estudo dos alunos, utilização massiva de educação a distância (EaD), ensino híbrido --presencial e virtual -- e novos perfis de estudantes. No cenário dos próximos anos, gerado pela influência exponencial das tecnologias e pela introdução de novos modelos de negócios, estas são algumas das forças de mudanças descritas pelo estudo "Dez tendências estratégicas que moldarão o ensino superior em 2025", produzido pela consultoria de inteligência empresarial Nous Sense-Making.

A lista de 10 projeções é o resultado da aplicação de metodologia de identificação de visões de futuro, desenvolvida pela empresa, com base em processos de elaboração de cenários. As três etapas de produção das informações incluíram entrevistas com mais de 50 especialistas, além de envolvimento da equipe de consultores especializados, que mapearam as principais forças das mudanças para identificar as questões estratégicas que necessariamente estarão presentes no radar de prioridades das principais instituições do mercado global de ensino.

Não há como evitar as transformações e seus impactos disruptivos. "Já em 2023", exemplifica Brenner Lopes, coordenador do estudo e principal executivo da Nous, "a graduação on-line será a responsável pela formação da maioria dos estudantes". Será o resultado do fato de que a internet estará presente em todos os cantos -- ubíqua, por definição.

A atualização tecnológica, reivindicada, hoje, por professores e especialistas em educação como uma necessidade prioritária, terá presença consolidada nesses próximos anos nas salas de aula. Os universitários, integrantes da geração dos "centennials", terão crescido com um smartphone e um tablet nas mãos.

Necessariamente, "decisores das organizações de ensino, pesquisadores e gestores das organizações de políticas públicas no campo da educação precisam reconhecer as hipóteses para o futuro a partir da identificação dos principais drivers que possibilitam a compreensão do ambiente de negócios do segmento", explica Brenner Lopes. As forças das mudanças já estão ativas. As peças se movem para construir o futuro do sistema educacional.

Entre os drivers de mudanças imediatas, há a formação das "escolas-banco" pelas grandes instituições privadas de ensino. Recentemente, o grupo Kroton fez parceria com um banco para financiar estudantes. A rede de universidades é, hoje, um dos principais players do ensino no Brasil, com vínculos globais. E o Banco Votorantin entrou no mercado de crédito estudantil com uma nova unidade especializada. São estratégias que se intensificarão nos próximos anos, como um efeito da redução drástica do financiamento público e um possível esvaziamento da rede pública de universidades federais.

Pequenas redes de ensino identificam riscos no movimento de criação das gigantes do ensino. Barrada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a tentativa de fusão da Kroton e da Estácio é exemplo do processo que tende a se consolidar. A união das duas empresas reuniria 1,5 milhão de alunos e a criação de uma rede detentora de 23% do mercado.

AS 10 TENDÊNCIAS DO ENSINO SUPERIOR EM 2025
  1. Educação virtualizada 
  2. Educação one-to-one 
  3. Wazeirização 
  4. Ensino baseado em projetos 
  5. Novos mestres 
  6. Novas habilidades, novos desafios 
  7. Mercado de gigantes 
  8. Desafio do foco-atenção 
  9. Ensino em rede 
  10. Escolas-banco 

Clique aqui para ter acesso ao estudo integral

Se deseja saber mais sobre o estudo ou fazer uma matéria sobre o cenário dos próximos anos do ensino superior, entre em contato com a gente.
A fonte é o Brenner Lopes, coordenador do estudo e ............. da Nous SenseMaking

A Nous Sense-Making é Consultoria especializada em Inteligência e Estratégia, focada na transformação de objetos complexos em compreensíveis e acionáveis e na seleção de alternativas, através da identificação do como, por que e onde a liderança e a determinação dever ser aplicados;

• Tendo como base metodologias robustas e práticas, oferecemos recomendações e efetiva implementação, baseadas em análises profundas, recursos exclusivos e ampla experiência;

• Nossa abordagem personalizada combina visão e profundo conhecimento sobre a dinâmica das empresas e seus mercados, com uma estreita colaboração com nossos clientes, alcançando vantagens competitivas sustentáveis, organizações mais capazes e resultados duradouros;

• Tem sua filosofia alicerçada em dois conceitos fundamentais: meritocracia (remunera e promove com base apenas no desempenho) e partnership (oferece aos melhores oportunidades de se tornarem sócios da firma)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários