Indústrias de tecnologia e de moda se unem no desenvolvimento de novos produtos
Carlos Plácido Teixeira
Colunista Radar do Futuro - Diário do Comércio
A Apple, pioneira na integração entre computação e design, vai abrir oportunidades para profissionais de novos segmentos, além dos tradicionais engenheiros de software e designers, entre outros. Com o lançamento programado do relógio da marca para 2015, a multinacional de tecnologia busca especialistas em moda e gestão de artigos de luxo para ampliar o impacto das novidades juntos aos consumidores. Um relógio digital não será apenas um relógio, nem apenas uma tecnologia. Será um adorno com funcionalidades adicionais.
Em tempos de preocupação com o futuro dos empregos, será uma oportunidade de demonstração de que as inovações têm força para gerar novos negócios e abrir vagas no mercado de trabalho, mesmo para atividades tradicionais. Como os especialistas de moda, que serão desafiados a integrar, por exemplo, um brinco tecnológico, um par de óculos ou o mesmo relógio com outros acessórios do vestuário. A criação de nichos ainda desconhecidos de mercado estará em alta. A corrida pelo desenvolvimento de modelos de negócios inéditos alcança a reta de chegada.
Consultorias apostam que pulseiras, relógios e roupas com tecnologia incorporada devem ser repensados, junto com o conceito sobre moda. Os produtos "wearables" não são brinquedos avançados, disponiveis exclusivamente nas lojas tradicionais de equipamentos de produtos de informática. Deixam de ser também curiosidades futurísticas.
Estrategistas digitais apostam que os vestíveis vão decolar por conta da demanda de marcas, varejistas, empresas de saúde, gestores de ambientes esportivos e indústria de entretenimento, entre as várias possibilidades. Segundo a consultoria Forrester Research, 10 milhões de relógios serão vendidos pela Apple em 2015. Um relatório de outra consultoria, a Morgan Stanley, previu que a categoria dos vestíveis pode superar um bilhão de dispositivos até 2020, no cenário mais otimista. O crescimento será, em apenas mais cinco anos, maior do que o registrado nos melhores momentos de expansão das vendas de smartphones e tabletes.
Há, de um lado, a indústria sentindo que os seus produtos estão maduros para desembarcar no mercado. Do outro, os consumidores interessados pela inovação. Segundo a Forrester, eles estão propensos a se imaginar usando relógios ou monitores de saúde nos pulsos. Também querem dispositivos conectados na roupa ou ajustes inseridos nos ouvidos, além dos óculos inteligentes. Atentos, a lista de investimentos em inovação ocupa a prioridade de mais de dois terços dos decisores empresariais entrevistados pelo estudo da Forrester. Os desenvolvedores também tendem a pensar em aplicações dos produtos vestíveis nas atividades das empresas. Como no monitoramento dos trabalhadores em atividades externas.
Moda de luxo - A Intel também está aderindo à busca dos modelos de negócios inovadores, associados aos produtos. Com insights semelhantes, ela iniciou a integração entre estilistas de moda e designers de equipamentos. A multinacional dos microprocessadores aproveitou um evento de lançamento das indústrias de roupas para difundir o conceito de "meu acessório de comunicação inteligente" - Mica, na siga em inglês.
Mica é um acessório de moda feminina, com capacidades de comunicação, concebido e desenhado do início ao fim, em colaboração com designer de moda e uma empresa de tecnologia global. A proposta cria, de fato, uma nova onda na era de convergência, ao associar moda e tecnologia. No caso, os primeiros produtos têm o foco no luxo, destinados ao público feminino. As pulseiras oferecem serviços de conexão com internet, recebimento de mensagens e outras possibilidades de comunicação.
O projeto inovador do mica combina pedras semi-preciosas e pele de cobra de água com tecnologia avançada, incluindo capacidades de comunicação sem fio e suporte ao carregamento. O acessório estará disponível em dois estilos construídos de acabamentos superiores com um tela touchscreen curvada de vidro safira. Os estilos vão captar aspectos luxuosos e exóticos dos mercados internacionais seja da China, de Madagascar, da África do Sul ou da Rússia.
MAIS TENDÊNCIAS
Comunicação veicular - A General Motors está testando uma tecnologia que permite que os carros enviem e recebam informações úteis, via rede sem fio, a centenas de metros de distância. Também as cidades devem se beneficiar das inovações, graças à captação de informações que identifiquem padrões de comportamento urbano.
Resistência - Em Paris, taxistas bloqueiam estradas próximas de Paris e nos aeroportos, em protesto contra o Uber, serviço alternativo de compartilhamento de caronas. Na Alemanha, uma greve de trabalhadores afeta as entregas de Natal da Amazon. Cinco dos nove centros de distribuição da empresa foram afetados.
Pesquisa - Os cientistas sociais Matthew Salganik da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, e Karen Levy, da Universidade de Nova Iorque, apresentaram uma nova forma de coletar dados, inspirada por uma nova geração de sistemas de agregação de informações como a Wikipedia. Eles dizem que a nova abordagem pode produzir insights que seriam difíceis de obter com outros métodos.
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