terça-feira, 9 de junho de 2015

Mercado imobiliário converge para a internet

Segundo pesquisa realizada pelo portal imobiliário VivaReal, 55% dos integrantes da Geração Y, formada por pessoas com idade entre 18 e 35 anos, priorizam a busca por imóveis pela internet, com preferência por residências de dois ou três quartos.



Redação
Radar do Futuro

O dado não chega a ser surpreendente, mas é essencial para entender os rumos do mercado de venda e locação de imóveis. Segundo uma pesquisa realizada pelo portal imobiliário VivaReal, 55% dos integrantes da Geração Y, formada por pessoas com idade entre 18 e 35 anos, priorizam a busca por imóveis pela internet. Número superior ao de outras faixas de consumidores. Da mesma forma, quando o foco é a locação, o uso de recursos tecnológicos segue como prioridade, algo compreensível para quem cresceu sob a influência da rede mundial de computadores. E que tende a ser crescente.

O portal VivaReal, especializado em anúncios de imóveis, realizou a pesquisa com sua base de usuários para compreender como as gerações Y (18 a 35 anos), X (36 a 50 anos) e Baby Boomers (51 a 69 anos) se comportam na hora de buscar um novo imóvel na internet. O levantamento foi feito com pessoas das três gerações que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações que os levam a encontrar um novo lar, assim como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.

A pesquisa constata que o segmento, envolvido hoje com a perspectiva de ganhar autonomia pessoal, tem preferência por imóveis de dois quartos. Eles são são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar – 40% consideram 3 meses um tempo suficiente para escolher um imóvel. E admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.

As diferenças entre as gerações X e Baby Boomers são menores. Representando 45% do público do portal, essas gerações se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de 2 e 3 dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando seis meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal.

Apesar das diferenças, alguns pontos são similares. Os Baby Boomers, pais ou avós da Geração Y,  são os mais preocupados com a localização e o bairro. A pesquisa reconhece que essa ainda é uma preocupação de todas as gerações “Localização sempre foi um ponto de atenção quando falamos em busca de imóveis, mas a geração Y costuma ser mais flexível e abre mão de localização por outros motivos, seja ele financeiro ou pelos serviços oferecidos no condomínio”, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de Produto do VivaReal.

Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores, 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação. “A escolha do e-mail como meio de comunicação preferido dos entrevistados mostra que os consumidores estão cada vez mais conectados e que o mercado precisa se adaptar para atender melhor a esse público”, completa Iannuzzi.

Com informação do portal Viva Real

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários