sexta-feira, 20 de maio de 2011

Para especialista, conectividade terá impacto positivo sobre as cidades no futuro

Otimista na interpretação de tendências, influenciado por uma visão sem conflitos de interesses, o especialista em análise de planejamento e política Theodore Gordon aposta em efeitos bastante positivos na influência das tecnologias sobre o futuro das cidades. Ao participar em Curitiba, no Paraná, da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (Cici-2011), promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná, ele traçou um cenário de cidades auto-adaptadas e auto-organizadas, com estilos inovadores de movimentos de arte e com tecnologia de ponta, que envolverá robôs na realização de diversas atividades sociais.
"Elas serão grandes centros de educação, cultura e comércio. Um local dos seres humanos, onde as pessoas irão desenvolver seus trabalhos, inovações e estudos", disse Gordon, ao participar do painel "O Futuro das Cidades e as Cidades do Futuro". Para o especialista, o que vai diferenciar as cidades de hoje das mais evoluídas são as formas de conexões entre a sociedade, ligando iniciativas em todo o planeta. "Caminhamos para uma sociedade de pessoas que compartilham ideias. Tudo está mudando e daqui a dez anos estaremos ainda mais evoluídos nesse sentido", afirmou.

Os estudos e as novas tecnologias irão fazer com que nas cidades do futuro, tudo esteja conectado, interligado para um local mais evoluído. Essas serão as funções das nano tecnologias. Gordon citou exemplos de micro câmeras que já estão sendo instaladas em cidades e a terapia humana, uma expectativa positiva de uso de micro robôs, que poderão ser utilizados para evitar o uso de remédios.

"Ao invés de irmos até hospitais, poderemos evoluir tanto na saúde que teremos robôs dentro do próprio corpo que irão prevenir e combater doenças no corpo humano", apontou Gordon como uma possibilidade no futuro.

Outro ponto em destaque são as biotecnologias e suas futuras contribuições na evolução das cidades. "Usando o conhecimento da biotecnologia é possível detectar novos vírus e maneiras de tratá-los ou preveni-los", disse. A expectativa de futuro caminha ainda para o crescimento da agricultura de escala, uso de energias renováveis e grandes descobertas e entendimentos sobre o cérebro humano.

Além disso, as técnicas de comunicação, um mundo mais conectado, a evolução dos computadores, nanosensores, conhecimento "Just in time", novas formas de gerenciamento urbanos mais eficientes e redesenho de cidades, mais organizadas e planejadas levam a conclusões positivas. "Sou bem otimista com relação ao futuro das cidades. Acredito em melhoras significativas na maneira como vamos viver no futuro", finalizou Gordon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários