terça-feira, 26 de junho de 2012

Quero ver a preocupação crescer em paz

Se um dia eu tiver uma aposentadoria, quero ter uma casa na praia. Com um quintal grande, é claro. Além da vista para o mar. No meio do terreiro vou plantar várias árvores. Uma delas, de alguma fruta que ainda não decidi, receberá o nome de "Preocupação". Você perguntará, achando que pirei de vez, antes mesmo de ficar senil: Como assim? É isso mesmo. Já imaginou, olhar a Preocupação crescendo bem no meio do terreiro e você dizendo: pode crescer, sua danada, que não tô nem aí procê. Eu vou é para a praia. E deixo a preocupação crescendo no quintal. 

Olha só, que coisa boa. Você rega a árvore, para a Preocupação crescer bem forte, e ainda fica satisfeito. Pode ter prazer maior do que esse? Ver a Preocupação ganhando corpo, dar galhos e mais galhos, e você ali, achando tudo muito lindo. Tem coisa melhor do que ficar despreocupado com a Preocupação? Pode chegar perto da Preocupação apenas quando você está com vontade? Nem tocar nela?

E quando a árvore crescer. A árvore grande, frondosa, ainda mais cheia de galhos. Olhar para preocupação e ficar só admirando deve ser muito bom. Aproveitar a sombra da árvore para descansar de tarde, depois do almoço, em paz com a vida e com o mundo. Debaixo da Preocupação, mas relaxado. Tem gente que corre de preocupação, mas sofre. E tem gente que dá importância demais para preocupação. E também sofre. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários