terça-feira, 26 de maio de 2015

Em 2025, bancos serão substituídos por algorítimos

"Os banqueiros privados e administradores de riquezas serão substituídos por algoritmos", atesta o futurista Graeme Codrington .


Carlos Plácido Teixeira
Editor - Radar do Futuro


Eles já foram ícones das bolsas de valores. Praticamente desapareceram e nem fazem tanto barulho. Simplesmente porque perderam relevância diante da digitalização dos negócios em tempos de home brokers, os investidores conectados o tempo inteiro aos computadores. Operadores de venda e compra de ações, que viviam aos berros durante os pregões do mercado de ações, foram aposentados compulsoriamente. Perderam a função para ocupar espaço entre as espécies profissionais em extinção. Nos próximos anos, o mesmo caminho deve ser seguido por outros trabalhadores do sistema financeiro.

Assim como ocorre com os intermediários de negócios com ações, corretores de moedas e commodities passam pelo mesmo caminho. Serão novas vítimas da evolução da inteligência artificial inserida em softwares de gestão de investimentos. Retratos da vitória dos algorítimos, o conjunto de regras ou processos que devem ser seguidos para resolver um problema. A lógica da linguagem do computador, que introduz inteligência e velocidade para decisões sobre investimentos, terá impacto generalizado sobre a cadeia de valor, alcançando até mesmo as altas cúpulas já na próxima década.

"Os banqueiros privados e administradores de riquezas serão substituídos por algoritmos", atesta o futurista Graeme Codrington . No próximo grupo de peritos financeiros passíveis de substituição por máquinas estarão os negociadores privados de bancos e os gestores de fortunas pessoais. Seus trabalhos principais envolvem informações sobre arbitragem, eles sabem onde encontrar dinheiro ou avaliar melhores estratégias de retorno sobre as aplicações. Quando o máquinas souberem como fazer isso, as pessoas serão dispensadas com bastante rapidez", assinala. Codrington. 

Mais especialistas que transitam em torno das funções geradas hoje pelo sistema financeiro também serão afetados. Para Graeme Codrington, a lista inclui advogados, contadores, engenheiros atuariais e consultores, A inteligência artificial será a força da mudança do perfil do mercado. "Qualquer profissional principalmente envolvido principalmente com a gestão de informações vai ser substituído por algoritmos e AI", diz Codrington.

Com informações de www.fastcompany.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários