terça-feira, 26 de maio de 2015

Tecnologia de cadeia de blocos enfrenta a intermediação

Sistema empregado para a criação da moeda virtual bitcoin dá visibilidade para novo modelo de negócios e é adotado pela IBM

Carlos Plácido Teixeira


A busca por sistemas que possibilitem a desintermediação em todos os níveis dos mercados ganha impulso entre os interesses de empresas do setor tecnológico. Seguindo o modelo da moeda virtual bitcoin, a IBM, como exemplo da onda em formação, investe no conceito de "cadeia de blocos", que possibilita às pessoas transferir dinheiro ou fazer pagamentos instantâneos sem a intervenção de um banco ou agente de compensação, gerando economia em custos de transação.

Segundo infomações divulgadas pela agência de notícias Reuters, a multinacional desenvolve solução que envolva operações com as moedas convencionais. A cadeia de blocos, que funciona como um livro de registro, ou lista, de todas as transações de uma moeda digital, é vista como a principal inovação tecnológica do bitcoin, permitindo que usuários façam pagamentos de forma anônima, instantaneamente e sem regulação governamental.

Em vez de ficar armazenado num servidor separado e controlado por um indivíduo, empresa, ou banco, o livro de registro é aberto e pode ser acessado por todos os participantes na rede de bitcoin. O sistema de moeda digital proposto pela IBM funcionaria de maneira similar. Quando alguém quiser fazer uma transação no sistema, em vez de ter que adquirir um bitcoin, envia um "pacote" de dólares.

Defensores do bitcoin, como modelo de negócios, alegam que a "beleza" do conceito é a inexistência de pessoas ou entidades centrais que centralizem e controlem todas as informações e procedimentos, tanto no que toca à emissão das bitcoins quanto às transações realizadas com elas e a organização da cadeia de blocos.

Transações de pessoas para pessoas são o objetivo do modelo de negócios que vai ganhar impulso, mesmo que se questione o sucesso ou não do bitcoin propriamente. Será o império da crença de que as taxas de de transação tornam-se significamente mais baixas quando aplicado o conceito. Será a origem de uma diversidade de novos negócios e inovações. Para os bancos e, em geral, para segmentos que se sustentam como intermediários, será uma ameaça. Para empresas de tecnologias e novos empreendedores, uma oportunidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários