segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Como a indústria têxtil pode reaproveitar materiais

O reaproveitamento de tecidos na indústria têxtil é tema de bate-papo no MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal





Em mais uma edição do projeto CoMciência, o Museu reúne especialistas da área para roda de conversa sobre moda, economia criativa e sustentabilidade





Reciclar, Reutilizar e Reduzir. Você sabia que os 3R's da sustentabilidade podem ser aplicados também na moda? O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal abre espaço para esse debate. Em parceria com o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), o espaço, por meio do projeto CoMciência, promove no dia 16 de agosto, às 19h30, um bate-papo sobre como a economia criativa atua na promoção da reutilização e do reaproveitamento dos tecidos na indústria têxtil.  





Muito se fala que a produção do lixo em grande escala tornou-se um dos principais problemas da sociedade de consumo. Diariamente, milhares de resíduos são descartados incorretamente e geram grandes impactos para o meio ambiente e para a qualidade de vida no planeta. Na moda, esse cenário não é diferente. Mas como é possível transformar roupas usadas, tecidos desgastados, objetos de decoração e uso cotidiano, dando nova vida a esses produtos? Essa edição do projeto CoMciência fará essa reflexão. 





Estarão presentes no bate-papo Lívia Ferreira, bióloga, técnica do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), que atua na implantação do Programa Lixo Zero Santa Tereza e na assessoria das organizações de catadores para promoção do reuso e reaproveitamento. Glaucinei Rodrigues Corrêa, Mestre em engenharia de materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto, doutor em arquitetura e coordenador do curso de design da UFMG é outro especialista convidado para essa roda de conversa. Além de Francisca da Silva, artesã, costureira e empreendedora da economia solidária.





Conheça o MM Gerdau





Implantado em 2010, no prédio onde funcionava a Secretaria de Educação de Minas Gerais, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga atualmente um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Com concepção museográfica de Marcello Dantas e projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, o museu utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, dos minerais e seus componentes. São 18 salas de exposição e 44 atrações em 3D e 2D. O espaço cultural funciona de terça a domingo e apresenta uma programação direcionada a diversas idades.





Sobre o projeto CoMciência





O projeto CoMciência tem o objetivo de difundir e tornar mais acessíveis conteúdos científicos. Por meio de palestras e cursos abertos ao público, assuntos de diversas áreas da ciência são tratados no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. O projeto CoMciência abre ao público, sendo ele acadêmico ou não, a possibilidade de conhecer e debater sobre temáticas atuais que têm relação com algumas dessas áreas científicas.





Sobre o ORIS





O Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) é um espaço de produção e  gestão do conhecimento para promoção da reciclagem inclusiva e difusão de soluções técnicas para o problema do lixo urbano. O ORIS procura integrar os conhecimentos acadêmicos, com o saber técnico e prático para gerar mais aprendizado.





Criado em 2012, em Belo Horizonte, a rede é formada pelas seguintes organizações: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Insea, Fundación Avina, WIEGO Internacional, Movimento Nossa BH, Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat) e o Instituto Sustentar.





O ORIS realiza diversas atividades anuais desde seminários, ciclos de estudos, pesquisas, intercâmbios e assessoria às organizações de catadores do Brasil. 





Serviço:





Projeto CoMciência - Roda de conversa - Soluções criativas e desafios para a reciclagem de tecidos e a indústria da moda 





Data: 16 de agosto





Horário:​ 19h30





Local: MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/n° - Prédio Rosa





Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários