sábado, 9 de julho de 2011

Empresas focam o fim das carteiras de dinheiro

Se depender da PayPal, empresa especializada em transações financeiras pela internet, as carteiras de dinheiro perderão utilidade até 2015. A projeção tem base como horizonte, certamente, os países do Primeiro Mundo, e sinaliza que o papel moeda e mesmo os cartões de crédito tradicionais serão substituídos por aparelhos como os celulares. No Brasil, a aposentadoria das carteiras também vai ocorrer, mas levará mais algum tempo para se generalizar.


A proposta do sistema é facilitar pagamentos, possibilitando ao usuário autorizar uma transferência ao simples toque na tela do telefone celular ou equipamentos móveis. Além do pagamento em si, a carteira virtual da Google irá oferecer recursos que estreitem a relação entre as empresas e consumidores, expondo promoções e descontos especiais para o cliente fidelizado. É um esforço para fazer com que o sistema seja interessante para o usuário e para as empresas envolvidas em atividades comerciais.

Grandes empresas se mobilizam para garantir espaços nesse segmento dos pagamentos eletrônicos, inclusive o Google, que lançou recentemente o GoogleWallet, que envolve um consórcio integrado também pelo Citigroup e Mastercard. A Visa, concorrente do setor de cartões de crédito, também fez investimentos estratégicos em uma plataforma de pagamentos móveis.

Segundo matéria publicada pelo site Mashable, baseada em projeções realizadas por uma comunidade de profissionais, em 2013, em cada cinco telefones, um terá a tecnologia NFC, que possibilita a realização de transações sem dinheiro em papel. No ano seguinte, de acordo com o Google, 50% dos telefones terão a tecnologia para a realização das transações comerciais, que movimentarão US$ 50 bilhões. Já em 2015, as vendas somarão US$ 600 bilhões com o uso dos equipamentos móveis.

Relatório do Instituto Juniper assegura que o mercado de transações vai crescer de entre duas e três vezes ao ano nos próximos cinco anos.

Tecnologia NFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários