terça-feira, 12 de julho de 2011

Garrafas de plástico serão próximo alvo das campanhas de ambientalistas

Depois das sacolas de plástico, as garrafas "pet" podem ser o próximo alvo dos ambientalistas ou da população engajada e preocupada com o futuro nos próximos anos. Quem imagina tal possibilidade como uma tendência é a fabricante de garrafas de alumínio "Sigg". Fornecedora de produtos ecologicamente saudáveis, reutilizáveis, recicláveis e caros, a empresa tem envolvimento com campanhas de defesa da sustentabilidade futura do planeta.

A Sigg destina 1% do lucro anual para projetos de proteção ambiental e registra bons exemplos na Austrália, onde uma cidade inteira chamada Bundanoon baniu completamente as garrafas de água. Na cidade são comercializadas exclusivamente as garrafas reutilizáveis. "Isso é uma mudança cultural. Achamos que vai ser uma tendência mundial no futuro", assinala Walter Hinder, presidente da multinacional Suiça, em entrevista concedida ao programa Mundo S/A do canal Globonews.

Propostas de mudanças de comportamentos surgem em diferentes partes do mundo. Segundo matéria publicada no site "Otaodoconsumo", especializado em campanhas de conscientização sobre o uso do produto químico Bisfenol na produção de vasilhames de plástico, em Taiwan, na Ásia, a Agência de Proteção Ambiental adotou uma regulamentação que exige que os estabelecimentos comerciais, incluindo as lojas de fast-foods e de conveniência, ofereçam descontos para quem levar o copo de casa. Um mês depois do lançamento da medida, aumentou em 4,5% o número de pessoas que utilizam recipientes de casa ao comprar bebidas.

“Cerca de 1,5 bilhão de copos descartáveis são utilizados anualmente em Taiwan”, disse Lai Ying-ying, vice-diretor do departamento de resíduos da agência. “Esperamos diminuir em pelo menos 30% esse número. Isso significaria uma economia de até 450 milhões de copos por ano”. A agência informou que 271 empresas já estão participando da campanha. Os que nãos e adaptarem às novas regras, poderão ser multados. De acordo com vice-diretor do departamento de supervisão, avaliação e resolução da agência de proteção ambiental, Kuo Hsiu-Ling, o governo está controlando a qualidade e segurança dos copos reutilizáveis.

Somente os considerados seguros, reutilizáveis e recicláveis recebem o selo verde, que credencia o consumidor a receber desconto. Copos que contenham PVC, bisfenol A e ftalatos ou metais pesados foram vetados e não recebem o selo “verde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários