segunda-feira, 11 de julho de 2011

Padarias diversificam produtos

Mantidas as atuais condições de crescimento da economia e de mobilidade social, o consumo de pães no Brasil tende a continuar crescendo e gerando oportunidades para consumidores que assumem novos comportamentos. Nos últimos anos, com a demanda adicional gerada pela ascensão da classe C, as vendas médias do produto tradicional cresceram de 27 quilos para 33 quilos. E, mais importante, há espaço para crescer mais. Apesar da trajetória ascendente, o consumo não atinge a média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 60 quilos, e fica abaixo dos índices registrados em países como o Chile.


Hoje, especialmente nas grandes cidades, espaços para o consumidor tomar o café completo, com diversidade de produtos, já formam um quadro consolidado. Na realidade, o perfil das padarias vem mudando de 15 anos, rompendo com o modelo tradicional da venda de pão e leite. O cardápio ampliou e se diversificou.

Apesar do pão francês continuar reinando como líder na preferência nacional do consumidor, o aparecimento de novos produtos, especialmente, na área de confeitaria, é um filão cada vez mais explorado e ameaça sua liderança.

Na disputa por novos mercados, a ordem é inovar, oferecendo uma variedade de itens de fabricação própria, que incluam, diversos formatos de pães - orgânicos, recheados, de casca mole ou dura -, além de tortas, roscas, panetones, doces e frios. Pouco a pouco, a pizza também vem sendo introduzida na preferência do consumidor. Alguns estabelecimentos já dispõem de fornos elétricos apropriados e servem a fatia nas mesas ou no balcão.
  
Panificadores reconhecem que, para se manter no mercado e atrair a clientela, a padaria precisa oferecer, além de produtos e serviços, além de comodidade. A criatividade deverá ser colocada em campo para que o consumidor fique mais tempo no ambiente da loja. Há uma demanda potencial para a instalação de redes WiFi para pessoas que, por exemplo, trabalham em casa e precisam de um lugar para a realização de reuniões. Isso mostra que o consumidor quer ocupar todos os espaços: tomar um café, usar o laptop e almoçar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários