quinta-feira, 25 de junho de 2015

Futuro brilhante para os futuristas

"O momento é muito favorável para os futuristas", reconhece o líder futurista Ross Dawson. A crença de que o futuro será diferente amplia a demanda pelos conhecimentos desses profissionais. "Na presente época de rápidas mudanças, a demanda global por futuristas está crescendo", assegura.

Redação
Radar do Futuro

O mundo vive um momento propício para futuristas, especialistas envolvidos na análise de sinais emitidos tanto pelas inovações tecnológicas quanto pelos indicadores sociais, econômicos, ambientais e políticos. Profissionais que enfrentam o desafio de antecipar informações sobre as grandes transformações que podem ocorrer nos próximos anos, gerando oportunidades para alguns e ameaças para outros grupos sociais ou indivíduos.

A valorização da atividade do futurista retrata o efeito da  maturidade das tecnologias. A capacidade de processamento e de armazenamento e a disponibilidade de banda larga para o tráfego veloz de informações possibilitam, agora, a ruptura com os modelos tradicionais de negócios, o que requer análise profunda e ágil sobre os efeitos. Tudo reforça o papel estratégico das abordagens  que levam em conta visões sobre o futuro.

No cenário de percepção sobre oportunidades e ameaças, não é possível imaginar que, ainda hoje, candidatos a empreendedores avaliem "negócios de sucesso" do momento para decidir realizar investimento em novos negócios. Ou que um estudante escolha uma profissão a partir de um guia que tem como foco as atividades tradicionais ou as que estão "bombando" no momento, diante de demandas temporárias. E mesmo que gestores fundamentem decisões em planilhas de vendas e de faturamento, que refletem o passado.

O olhar para o futuro é uma questão de sobrevivência. Consultor reconhecido, Tom Peters antecipou, em uma série de livros, que mais de 90% das ocupações executivas conhecidas hoje desaparecerão ou serão totalmente modificadas nos próximos 15 anos. Será o efeito da terceirização, da internet e das facilidades proporcionadas pela informática, "além da pressão do tempo e da natureza destruidora da competição".

"O momento é muito favorável para os futuristas", reforça o líder futurista Ross Dawson. A crença de que o futuro será diferente amplia a demanda pelos conhecimentos desses profissionais. "Na presente época de rápidas mudanças, a demanda global por futuristas está crescendo. Poderosos líderes em empresas de alto perfil, como Google, Microsoft e Visa, consultam regularmente os especialistas", assegura Ross Dawson, em um documento publicado no site pessoal.

Definições

Novos cursos sobre análise de tendências, elaboração de cenários e coolhuntig, entre outros com temas semelhantes, confirmam o aumento do interesse das pessoas pelas reflexões sobre a sociedade dos próximos anos. Para o futurista Ross Dawson é um sinal de que a sociedade está atenta ao ambiente de transformações. 

O reconhecimento deve ser entendido com ressalvas. "À medida em que mais pessoas aspiram a se tornar futuristas, é importante esclarecer o que ele realmente faz", avalia Dawson. Em resumo, há uma preocupação especial em reiterar que o papel principal de alguém que se diz profissional de tendências não é o de ser um pensador terceirizado. Ou melhor, alguém que tenha sempre as verdades à disposição. 

O papel de um futurista envolve ajudar os outros a moldar um futuro brilhante ao mostrar caminhos para que as pessoas tomem decisões bem fundamentadas. Preocupado em delimitar melhor o papel desempenhado por futuristas, o consultor Ross Dawson elaborou uma lista de cinco atributos-chave da atividade. 

1 - Ajudar as pessoas a pensar por si mesmo

Para Ross Dawson, a projeção de tendências não é o objetivo principal do especialista em futuro. Previsões fechadas podem inibir a capacidade das pessoas em ter pensamentos independentes. "O papel de um futurista envolve ajudar as pessoas a tornarem-se suas próprias futuristas, a pensar de forma mais ampla, a ser abertas a ideias diferentes". 

Nos últimos 50 anos, os futuristas têm se diferenciado de outros especialistas envolvidos em projeções, alargando o seu papel para novos campos. Segundo a Associação dos Futuristas Profissionais (APF, na sigla em inglês), futuristas de hoje são menos propensos a dizer o que o futuro será ou a descrever como ou porque um futuro poderia aparecer. Para  Dawson, "uma previsão pode ter valor negativo, enganando as pessoas, tirando todas as incertezas e as possibilidades.

2. inspiração para formação de liderança

Um verdadeiro futurista visa incentivar a liderança em todos os níveis. Em uma apresentação sobre lideranças Dawson assinalou que futuristas têm a "necessidade de ajudar os outros a pensar para a frente e em vez de agir melhor hoje". Isso é vital porque "estamos em um momento crítico na história da humanidade, quando as ações que tomamos ou deixamos de tomar hoje vão moldar o nosso futuro colectivo a um grau extraordinário".

3. Transcender fronteiras

"O futuro transcende as fronteiras", destaca Ross Dawson, ao destacar o que, para ele, é o aspecto mais importante do pensamento sobre o futuro. Se você está planejando a mudança de uma empresa, uma indústria, uma região geográfica ou qualquer outro domínio, "a questão-chave é a forma como os seus limites vão mudar e que novas possibilidades virão de fora. No entanto limitado o alcance de seu interesse, você precisa considerar quase tudo, em toda a sociedade, tecnologia, negócio, e a evolução da humanidade. "

4. Provocar novas maneiras de pensar

Para as pessoas que têm dificuldades em aceitar mudanças, as idéias de um futurista pode não ser sempre bem-vindas. E o papel de um futurista às vezes é a de um provocador. Futuristas sem vínculos diretos podem provocar melhor as pessoas a entrar em ação, do que um especialista interno. Dawson afirma que "para um futurista é excepcionalmente valioso vir de fora de um sistema, seja na formação pessoal, experiência no setor, ou localização geográfica."

5. Tratar a sobrecarga de informações

No mundo altamente em rede de hoje, o grande volume de dados pode ser esmagador para a sociedade, empresas e pessoas. Neste contexto, um futurista pode ajudar ao criar sentido para a informação. Ele filtra, liga idéias e comunica em um formato acessível. Este processo pode ajudar os tomadores de decisões de negócios, pressionados pelo tempo  excasso, para olhar além do futuro de curto prazo e fazer adaptações tangíveis para adotar mudanças. O futurista vai além do óbvio. Dawson afirma, que "o futuro não é predeterminado. Ao compreender a natureza da mudança podemos agir para criar um futuro melhor. "

Com informações de: 
Vanessa Cartwright
em rossdawson.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários