segunda-feira, 2 de julho de 2018

Consumidores não querem carros autônomos, diz estudo do MIT

Quase 48% das pessoas disseram em pesquisa que jamais comprariam um veículo autônomo
Quase 48% das pessoas disseram em pesquisa que jamais comprariam um veículo autônomo

Zeninjor Enwemeka
Wbur

Empresas de tecnologia e montadoras estão gastando bilhões para conseguir carros autônomos nas estradas. Mas acontece que as pessoas realmente não as querem, de acordo com um novo estudo do MIT .

O estudo perguntou a quase 3.000 pessoas sobre seu interesse em carros autônomos. Quase metade - 48% - disseram que nunca comprariam um carro que dirigisse sozinho. Os entrevistados disseram que se sentem desconfortáveis ​​com a possibilidade de perda de controle e não confiam na tecnologia. Eles também não sentem que os carros autônomos são seguros.

Este é o segundo ano em que o MIT AgeLab e a New England Motor Press Association conduziram este estudo. A pesquisa também mostra um declínio no interesse do consumidor em veículos autônomos em todas as faixas etárias - especialmente entre os jovens. O estudo do ano passado descobriu que 40% das pessoas de 25 a 34 anos disseram que se sentiriam confortáveis ​​com veículos totalmente autônomos. Este ano, apenas 20 por cento das pessoas 25-34 disseram o mesmo. Os jovens ainda se sentem mais confortáveis ​​com veículos autônomos do que com pessoas mais velhas - mas estão ficando mais cautelosos com a tecnologia.

(Cortesia MIT AgeLab)(Cortesia MIT AgeLab)

Bryan Reimer, pesquisador do AgeLab do MIT, diz que as experiências pessoais das pessoas com a tecnologia podem entrar em jogo aqui. Ele diz que todos os problemas técnicos que experimentamos, como interrupções de Wi-Fi ou um site que não está funcionando, incomodam as pessoas como elas são. Mas "aqui você está pedindo a um indivíduo para colocar sua vida nas mãos da tecnologia", disse Reimer.

Essa preocupação foi refletida nos comentários feitos pelos entrevistados da pesquisa. Um entrevistado disse: "Não confio em tecnologia a ponto de colocar minha vida em suas mãos".

Mas Reimer disse que as pessoas fazem quer alguma tecnologia autônoma em seus carros - como a travagem automática de emergência, sistemas de pista de manutenção e características de auto-parque.

"Eles estão procurando por sistemas de assistência ao motorista que trabalhem para ajudá-los a manter controle ativo e controle seguro do veículo", disse Reimer. "Eles simplesmente não estão procurando por um carro para dirigi-los em um tipo de estrutura de motorista".

A maioria dos especialistas concorda que estamos, no entanto, caminhando para uma sociedade mais altamente automatizada. Reimer disse que é preciso haver mais transparência e educação em torno de veículos autônomos para que os consumidores "entendam que essas máquinas estão sendo construídas com um padrão mais elevado do que as tecnologias que pontuam nossas vidas diárias".

Reimer disse que aqueles que trabalham em veículos autônomos podem construir a confiança do consumidor através de divulgações públicas e investigações sobre falhas de veículos. Ele disse que também pode haver necessidade de mais orientação governamental para que cada estado não esteja se movendo em direções diferentes em termos de política e supervisão.

(Cortesia MIT AgeLab)
(Cortesia MIT AgeLab)

O estudo do MIT se baseia em outras pesquisas com descobertas semelhantes. Um estudo divulgado no mês passado pela JD Power descobriu que a confiança do consumidor em carros autônomos caiu. A Universidade de Michigan fez várias pesquisas que consistentemente descobriram que os motoristas estão preocupados com carros de veículos totalmente autônomos, mas querem alguns recursos automatizados.

Carros autônomos estão sendo testados atualmente em Boston como parte de um programa piloto. E em nível estadual, os legisladores de Massachusetts estão tentando se preparar para um futuro de veículo autônomo. Há um grupo de trabalho do estado que estuda a tecnologia. E os legisladores estão considerando vários projetos de lei para regular carros autônomos.



Zeninjor Enwemeka , repórter dae Bostonomix da WBUR, que se concentra na economia da inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários