terça-feira, 1 de setembro de 2015

A Web informa, sai Google, entra Alphabet

Ao que tudo indica uma espécie de acomodação de marcas, um jeito novo de gerir e buscar novas formas para se manter no topo.

Heraldo Leite
Consultor - Webmilk - Radar do Futuro

Como tudo que envolve a marca Google e sua imensa rede de agregados, afiliados, admiradores e até detratores, a mudança estrutural da empresa de Larry Page e Sergei Brin detonou a cadeia de notícias. Mas a criação da marca Alphabet – a holding que vai administrar os negócios – traz algum significado para a economia e para as inovações tecnológicas? A princípio, não. Ou seja, não é o fim da marca “Google” nem o sinal de novos tempos. Ao que tudo indica uma espécie de acomodação de marcas, um jeito novo de gerir e buscar novas formas para se manter no topo.

Assim como a Unilever, a gigante anglo-holandesa que atua em 190 países, a ideia é criar uma espécie de guarda-chuva abaixo da qual estão dezenas de marcas certamente presente na casa do nobre leitor. Para se ter uma ideia, no Brasil, soba a chancela da Unilever estão 700 itens de 25 marcas – entre elas, nomes consagrados como Omo, Comfort, Fofo, Seda, Lux, Dove, AdeS, Close
Mas o que, afinal, de contas está sob o guarda-chuva da Alphabet Inc?

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E as marcas e grifes famosas, estas presentes na casa de todo internauta:

  • Calico: uma empresa voltada para o meio ambiente com foco em longevidade
  • Fiber: operadora de internet ultrarrápida nos Estados Unidos
  • Google: afinal, o Google agora é uma espécie de filial da Alphabet
  • Life Sciences: desenvolve lentes de contato inteligentes
  • Nest: Empresa de internet das coisas que produziu um termostato inteligente
  • Empresas que cuidam de fundos de investimentos e capital, como Google Ventures e Google Capital, respectivamente
  • Projetos como o Google X, que desenvolve os drones de entrega e os carros autônomos

Resumindo:

Tudo que o Google faz na internet e está intimamente ligado ao buscador, continua como Google.

Já os outros projetos meio visionários, meio utópicos, passam aos cuidados da Alphabet Inc. Aí incluídos os projetos de melhoria da saúde e busca de maior longevidade, aparelhos para se aumentar a automação de prosaicas tarefas do lar e ampliação da qualidade de vida.

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