domingo, 9 de janeiro de 2011

TV aberta enfrenta tendência de perda de telespectadores

As emissoras de TV aberta encaram, em 2011, que terão de mudar posturas para enfrentar a concorrência das novas tecnologias de comunicação. As perdas são sinalizadas pelos institutos de pesquisa de audiência. 
A Rede Globo, em especial, sente os efeitos das mudanças de hábitos dos consumidores. Programas como o Fantástico e o Jornal Nacional, além das novelas perdem audiência continuamente. E, de forma geral, o ano foi negativo para o segmento. Segundo estudo divulgado pela revista Meio e Mensagem, em média, a participação da emissora dos marinho caiu de 17,4%, em 2009, para 16,5%, em 2010. As outras quedas foram menos significativas: o SBT perdeu 0,2 ponto, caindo de 5,6 para 5,5; RedeTV e a Band, 0,1 - a primeira descendo de 1,6 para 1,5 e a segunda, de 2,6 para 2,5. A Record a única a ganhar algum espaço: cresceu de 7,3 para 7,4 pontos.

Outros números mostram também a queda da Globo. Desta vez, o share - índice que mostra o percentual dos televisores ligados e sintonizados em cada emissora - mostra que a emissora carioca caiu de 40,9% em 2009 para 38,8% em 2010.

Tendência
 
A convergência de vídeos para as novas tecnologias sinalizam o agravamento da situação para o segmento. O SBT tende a continuar sofrendo com a falta de criatividade e incompetência para se  reciclar. A Globo terá de reavaliar fórmulas de uma programação envelhecida pela falta de criatividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários