A Copa do Mundo é um fator determinante para a concentração de inaugurações. No Rio de Janeiro, por exemplo, serão 17 lançamentos. O alto número leva em conta, além da realização do evento esportivo, a necessidade de diversificação da oferta atual, restrita em momentos de alta ocupação, e da importância financeira na rota do petróleo.
O segundo destino no ranking de aberturas previstas considerando as cidades-sede da Copa é Salvador (10 hotéis), seguido por Belo Horizonte (9), Manaus (6), Natal (6), Porto Alegre (3), Cuiabá (3), Recife (2), Curitiba (1) e São Paulo (1).
As regiões com mais projetos são a Sudeste (38% do total), com predomínio de estabelecimentos de categoria econômica, e Nordeste (34%), com maior concentração de resorts.“No mapa de investimentos 2011-2014 fica claro que a região Sudeste é a que concentra mais hotéis previstos (76), porém é na região Nordeste que está a maior quantia de apartamentos (25.350), já que 77% de seus projetos são resorts, e normalmente eles oferecem maior estrutura e número de UHs que outras categorias, bem como necessitam de mais colaboradores. A região Centro-Oeste é a que apresenta menores números: são 14 empreendimentos hoteleiros (7% do total de projetos), a maior parte deles econômicos, contemplando 2.436 apartamentos e montante de R$ 318 mil”, conta José Ernesto Marino Neto, presidente e fundador da BSH International.
Juntos, os projetos de categorias Econômica (39%) e Midscale (22%) devem representar 61% do total. Na sequência aparecem Resort (20%), Superior (10%), Supereconômico (7%) e Upscale (3%).
Considerando as redes hoteleiras com o objetivo de investir no país, a Accor Hospitality é a que pretende abrir mais empreendimentos (73) e totalizar maior quantidade de UHs (10.417), seguida pela Atlantica (24; 3.807), Allia Hotels (7 hotéis), Blue Tree Hotels (5), InterCity (4) e BHG (3).
Para a realização do estudo foram levadas em conta informações coletadas com cerca de 90 instituições, entre elas secretarias estaduais e municipais de turismo e desenvolvimento econômico, operadoras hoteleiras, incorporadoras imobiliárias, Convention & Visitors Bureaux e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de diversos estados, além de veículos de comunicação especializados.
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