Radar do Futuro
No próximo dia 5 de outubro, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lança o Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa que pretende gerar uma grande mobilização dos consumidores brasileiros em torno de comerciantes e prestadores de serviços de pequeno porte. No alvo estão desde vendedores ambulantes, o comércio de rua, de vizinhança até os fornecedores autônomos, que representam 95% das empresas brasileiras, respondendo por 27% do Produto Interno Bruto e por 52% dos empregos com carteira assinada.
No cenário de retração das atividades produtivas e de crescente queda da confiança da população, a proposta envolve a sensibilização da sociedade sobre a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento do País. "Apoiar pequenos negócios no Brasil tem uma importância estratégica, pois eles representam uma parcela importante da economia e geram emprego e renda", destaca o diretor de Operações do Sebrae Minas, Anderson Cabido.
Entre agosto e outubro, o movimento vai realizar ações de mobilização social, além de uma programação diversificada de cursos, consultorias e orientações gerenciais para incentivar o
empresário a se capacitar e buscar oportunidades. De acordo com Cabido, as empresas menores estão mais próximas do cliente e, por isso, compreendem melhor as necessidades dos consumidores.
"No pequeno negócio, há uma customização dos serviços que não existe nas grandes empresas. O consumidor precisa entender que, quanto mais ele comprar e valorizar as empresas pequenas, mais benefícios ele consegue gerar para a comunidade", acrescenta Cabido
Entre agosto e outubro, o movimento vai realizar ações de mobilização social, além de uma programação diversificada de cursos, consultorias e orientações gerenciais para incentivar o
empresário a se capacitar e buscar oportunidades. De acordo com Cabido, as empresas menores estão mais próximas do cliente e, por isso, compreendem melhor as necessidades dos consumidores.
"No pequeno negócio, há uma customização dos serviços que não existe nas grandes empresas. O consumidor precisa entender que, quanto mais ele comprar e valorizar as empresas pequenas, mais benefícios ele consegue gerar para a comunidade", acrescenta Cabido
Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, as redes sociais devem ser o principal veículo de divulgação. “As redes sociais são o eixo da campanha”, afirmou. Para o dia 5 de outubro, estão programadas atividades em todo o país, entre elas um festival gastronômico no Rio Grande do Norte. No Rio de Janeiro, os vendedores de suco na praia usarão fantasias que remetem à ideia.
Para São Paulo estão previstos cursos e oficinas de capacitação, voltados especialmente para microempreendedores individuais (MEIs). “Esse pequeno empresário paulista precisa estar capacitado para receber bem o consumidor que vai aderir à campanha”, explicou o superintendente do Sebreae no estado, Bruno Caetano.
Segundo Caetano, a ideia é capacitar mais de 40 mil MEIs. Além disso, serão ministrados cursos pela internet, como forma de atingir o maior público possível. “Temos um programa de ensino a distância, onde toda a base de clientes Sebrae - mais de 1 milhão de empreendedores no estado - receberá treinamentos”, acrescentou.
Apesar da crise, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, informou que há possibilidade de expansão para empresas. "O setor de bares e restaurantes não está enxergando a crise das manchetes diárias. Evidente que ela existe. Em alguns segmentos ou localidades, é até muito intensa, mas bares e restaurantes mais populares têm registrado crescimento no movimento dos últimos meses", concluiu Solmucci.
Com informações da EBC
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