quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Todo poder ao consumidor

 Para Fred Rocha, publicitário e consultor em Varejo, superadas as etapas da Revolução Industrial e da Globalização dos Mercados, os ambientes de negócios convivem agora com a Globalização do Consumidor, como tendência a ser compreendida pelo comércio.

Heraldo Leite 
Editor - Radar do Futuro

“É preciso pensar no consumidor e não em ganhar dinheiro”.

“Só se ganha dinheiro resolvendo o problema dos outros”.

“Tivemos a Revolução Industrial depois a Globalização dos Mercados. Agora estamos vivendo a Globalização do Consumidor”.

As frases são de Fred Rocha, publicitário e consultor em Varejo que aponta uma série de tendências para as relações comerciais, em especial para o consumidor a quem Fred considera realmente “o chefe” das empresas.

“As empresas, hoje, precisam ter um propósito. Saiu na frente quem percebeu que o consumidor está mais poderoso e mais exigente. Ele comenta, julga, quer ter ilimitadas opções e quer pagar um preço justo”, afirma.

Entre os exemplos bem sucedidos citados por Fred Rocha, está a Warby Parker (https://www.warbyparker.com/) uma ótica, fundada em 2010 com um capital inicial de US$ 2.500 e que hoje fatura US$ 1,2 bilhão. O segredo? Agradar em cheio o consumidor. Entre os mimos, um estojo com cinco pares de óculos, com cores e armações diferentes para que durante os cinco dias as pessoas possam escolher melhor. Se quiser ficar com os cinco, com dois, com apenas um ou nenhum, tudo bem.

Globalização

Assim, Fred define que já passamos pela Revolução Industrial, depois pela Globalização dos Mercados. Agora, segundo ele, estamos na era da Globalização do Consumidor. “Com a tecnologia o consumidor compra onde quer, do jeito que quer receber e e escolhe a forma de pagar”, explica. Com isso, o comércio varejista tradicional está enfrentando dificuldades - “com ou sem crise”.

“Há uma crise política que desencadeou uma crise de confiança que, por sua vez desembocou numa crise econômica. No entanto, com retração econômica ou não, o comércio que não se adaptar a este novo consumidor, vai enfrentar dificuldades”, argumenta.

BBB do varejo

Hoje percorrendo todo o Brasil com palestras voltadas para o varejo, Fred leva a fundo sua experiência. Depois de organizar um reality show quando passou seis dias na pele de um vendedor, Fred Rocha diz que tem optado por se locomover de ônibus. “É uma maneira de mudar de dimensão, conversar com as pessoas, andar pelas ruas do Centro. É preciso ampliar a percepção. Só assim a gente entende o consumidor e suas mudanças”, teoriza.

Heraldo Leite

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