Pesquisa realizada em março pelo Ibope mostra que apenas 5% dos moradores das 11 maiores metrópoles brasileiras já têm acesso à TV de alta definição (HDTV). A pesquisa revela também 67% dos telespectadores conhecem a nova tecnologia, lançada no Brasil no final de 2007.
A TV de alta definição é uma das vantagens da TV digital _a outra é a interatividade, só lançada neste ano. A TV digital ainda está em implantação. Rede com a maior cobertura digital, a Globo tem a tecnologia em 37 de suas 121 emissoras, ou seja, em 30,6% das estações. Mas essas emissoras cobrem mais de 50% da população do país.
A pesquisa do Ibope foi realizada entre os dias 18 e 31 de março, antes da Copa do Mundo, que impulsonou a venda de televisores. Segundo o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, foram vendidos 5 milhões de aparelhos digitais no primeiro semestre deste ano. O país tem cerca de 60 milhões de domicílios com TV.
O Ibope entrevistou mais de 17 mil pessoas com mais de 10 anos em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.
A pesquisa _PayTV Pop_ é feita desde 2000. Está em sua 17ª edição. Visa fornecer um mapeamento da TV paga no país.
Segundo o levantamento, a posse de TV por assinatura cresceu 40% entre 2009 e 2010 _o país deverá fechar o ano com 9 milhões de domicílios com TV paga, atingindo 30 milhões de telespectadores. O crescimento está sendo impulsionado pela classe C. A posse do serviço na classe C aumentou 33% de 2009 para 2010.
Entre os assinantes, 75% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o serviço e mais da metade pretende permanecer com a mesma operadora e pacote de canais. A pesquisa também prospectou a penetração dos DVRs, aparelhos que gravam a programação. Entre os assinantes de TV paga, 2% já possuem gravadores digitais.