quarta-feira, 8 de junho de 2011

Consultoria prevê abertura de 198 novos hoteis no Brasil até 2014

Até o final de 2014, o Brasil terá 198 novos hoteis abertos, como resultado de investimentos de R$ 7,3 bilhões, que ampliará a oferta em 46.296 apartamentos e gerar 31.729 empregos diretos. A projeção faz parte de um diagnóstico da BSH International, empresa de consultoria do setor. O estudo destaca que entre os anos de 2011 e 2013 devem se concentrar a maior quantidade de inaugurações e, consequentemente, de novas unidades habitacionais, investimentos e geração de empregos.


A Copa do Mundo é um fator determinante para a concentração de inaugurações. No Rio de Janeiro, por exemplo, serão 17 lançamentos. O alto número leva em conta, além da realização do evento esportivo, a necessidade de diversificação da oferta atual, restrita em momentos de alta ocupação, e da importância financeira na rota do petróleo.

O segundo destino no ranking de aberturas previstas considerando as cidades-sede da Copa é Salvador (10 hotéis), seguido por Belo Horizonte (9), Manaus (6), Natal (6), Porto Alegre (3), Cuiabá (3), Recife (2), Curitiba (1) e São Paulo (1).
As regiões com mais projetos são a Sudeste (38% do total), com predomínio de estabelecimentos de categoria econômica, e Nordeste (34%), com maior concentração de resorts.
“No mapa de investimentos 2011-2014 fica claro que a região Sudeste é a que concentra mais hotéis previstos (76), porém é na região Nordeste que está a maior quantia de apartamentos (25.350), já que 77% de seus projetos são resorts, e normalmente eles oferecem maior estrutura e número de UHs que outras categorias, bem como necessitam de mais colaboradores. A região Centro-Oeste é a que apresenta menores números: são 14 empreendimentos hoteleiros (7% do total de projetos), a maior parte deles econômicos, contemplando 2.436 apartamentos e montante de R$ 318 mil”, conta José Ernesto Marino Neto, presidente e fundador da BSH International.

Juntos, os projetos de categorias Econômica (39%) e Midscale (22%) devem representar 61% do total. Na sequência aparecem Resort (20%), Superior (10%), Supereconômico (7%) e Upscale (3%).
Considerando as redes hoteleiras com o objetivo de investir no país, a Accor Hospitality é a que pretende abrir mais empreendimentos (73) e totalizar maior quantidade de UHs (10.417), seguida pela Atlantica (24; 3.807), Allia Hotels (7 hotéis), Blue Tree Hotels (5), InterCity (4) e BHG (3).

Para a realização do estudo foram levadas em conta informações coletadas com cerca de 90 instituições, entre elas secretarias estaduais e municipais de turismo e desenvolvimento econômico, operadoras hoteleiras, incorporadoras imobiliárias, Convention & Visitors Bureaux e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de diversos estados, além de veículos de comunicação especializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários