segunda-feira, 27 de junho de 2011

Governo prepara ações para fortalecer as indústrias contra a competição externa

O governo federal prepara o anúncio de novas medidas de incentivo à indústria com isenção de impostos. As ações envolverão incentivos à inovação e apoio à formação de mão de obra, tendo como uma das metas centrais o fortalecimento das indústrias de transformação, setor altamente afetado pela abertura da economia brasileira nas últimas décadas. No final das contas, aumentar a blindagem e viabilizar a retomada da competitividade da indústria instalada no País.


Em entrevista ao canal Globonews, o ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, assinalou a preocupação do governo em recuperar padrões do sistema produtivo do Brasil para enfrentar o cenário de mudanças no mundo diante do modelo de produção asiático. Sintonizado com o discurso e análises de empresários brasileiros e economistas de diversas linhas de pensamento, inclusive Delfim Neto, sempre associado a uma visão liberal, que alertam para os riscos de crises futuras, Pimentel reconhece que o País corre riscos diante da competição internacional e da mudança do Real, consolidado como moeda forte.

"Há um novo paradigma no mundo, gerado pelo modelo de produção asiático, o que torna necessário fortalecer a indústria nacional", assinala o ministro. A atração de projetos voltados à inovação e medidas de caráter fiscal, além de defesa comercial do mercado interno, constam do cardápio de medidas preparadas pela equipe do governo. Uma ênfase especial será dada à elaboração de mecanismos de preservação do sistema produtivo interno.
O câmbio no Brasil reflete uma mudança de patamar e não deverá voltar a subir. O Real é uma moeda forte.
O financiamento aos novos investimentos às indústrias será estimulado com a criação de mecanismos que levem os bancos privados a participar com a destinação de recursos ao setor produtivo, complementando o trabalho que vem sendo realizado atualmente pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A formação de mão de obra especializada também vai ganhar destaque especial, com incentivo de aquisição de conhecimento científico e técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários