quarta-feira, 11 de março de 2015

Versões digitais de jornais tradicionais têm participação crescente

Segundo levantamento do IVC, cada vez mais o leitor acessa a informação onde quer que esteja. Isso faz com que as edições digitais cresçam




As edições puramente digitais das principais marcas de jornais do Brasil mais que dobraram no ano passado. Um desempenho bem diferente da combinação de versões impressa e digitais, que ficou praticamente estável em 2014, com uma pequena queda de 867 exemplares na comparação com 2013.

Houve um crescimento de 118% nas assinaturas digitais, passando de 228.944 em 2013 para 500.370. Com isso, a participação das edições digitais acessadas de plataforma fixa ou móvel no total de circulação saltou de 5,2% para 11,4%, com pico de 15,1%. Os dados, do Instituto Verificador de Comunicação (IVC Brasil), apontam para a tendência cada vez maior de crescimento dos acessos aos conteúdos digitais via tablets e smartphones. Em 2012, menos de 5% dos acessos eram feitos por meio de equipamentos móveis. Hoje, já são 30%.

"Cada vez mais o leitor acessa a informação onde quer que esteja. Isso faz com que as edições digitais cresçam" - afirma Pedro Silva, presidente executivo do IVC Brasil. De acordo com o levantamento do instituto, as assinaturas totais de jornais cresceram 7,5% de um ano para o outro - de 2,2 milhões em 2013 para 2,4 milhões em 2014. Já as vendas avulsas fizeram o caminho inverso e caíram 7,6%.

A queda, segundo Silva, é compensada com o aumento dos acessos às edições digitais e mostra que a maior utilização de aparelhos móveis (com equipamentos e infraestrutura de rede melhores) deve continuar crescendo, o que vai de encontro ao que o mercado de jornais já tem como certeza: as multiplataformas das grandes empresas jornalísticas "conversam" entre si e dão mais alternativa ao consumidor.

As revistas também estão passando pelo processo de digitalização, o que vem dando fôlego às empresas, que sofreram uma redução de 9,6% na circulação e de 19,8% nas vendas avulsas de 2013 para 2014. Hoje, 5% da circulação total das revistas já são de edições digitais.

"As edições digitais das revistas, a exemplo dos jornais, vêm crescendo. Apesar da queda do impresso, os acesso pelo meio digital, especialmente o móvel, estão também estão dando fôlego ao setor", destacou Silva.

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