segunda-feira, 2 de março de 2015

Workshop apresenta estratégias para a antecipação de tendências

Inscrições abertas para interessados em ter recursos para enfrentar cenários complexos




Apresentar conceitos e ferramentas de avaliação sobre os impactos das transformações dos mercados e da sociedade sobre a vida das empresas e das pessoas é o objetivo do workshop "Análise de Tendências: Como Identificar Oportunidades e Ameaças do Futuro" que será realizado na sede do Instituto Brasileiro de Gestão Avançada (IBGA) Belo Horizonte no próximo dia 11 de abril. A atividade, destinada a executivos, gestores de áreas de estratégia e profissionais liberais, tem importância maior diante da complexidade do cenário atual, marcado por avanços tecnológicos em alta velocidade e por crises econômica, política e social.

Um dos responsáveis pelo evento, o jornalista Heraldo Leite, especialista em Mídias Sociais e Comunicação Digital, destaca que "estudos recentes demonstram que a situação em que nos encontramos atualmente é fruto de decisões que tomamos há, pelo menos, cinco anos. Sendo assim, a situação na qual estaremos daqui a cinco anos depende de ações e decisões tomadas hoje". No plano corporativo e profissional precisamos reconhecer a importância de aprender ferramentas e estratégias para antecipar tendências e construir cenários para a correta tomada de decisões.

Conteúdo
As atividades, no formato de oficina, pretendem oferecer informações para que os participantes possam compreender, de forma ampla e crítica, o ambiente onde atuam ou pretendem investir, desempenhando os seus diferentes papeis, como cidadãos, empreendedores, profissionais autônomos, estudantes e usuários de serviços públicos, entre outros. Além da apresentação de conceitos e da prática de análise, o workshop inclui a apresentação de ferramentas de suporte à gestão da informação, disponíveis na internet. São sistemas tipicamente de web 2.0, acessíveis de qualquer computador e que favorecem o compartilhamento de conteúdos.

Neste sentido, as redes sociais e sua inserção cada vez maior no cotidiano de cidadãos e na rotina das empresas, também têm uma abordagem mais voltada para a construção de relacionamentos – pessoais e profissionais. “Oferecemos formas mais eficazes de se medir o retorno dos investimentos, o desempenho e o monitoramento de cada uma das ações em diferentes redes sociais”, informa Heraldo Leite.

Benefícios
• Melhorar a compreensão do ambiente econômico, social, político etc. onde estamos inseridos
• Possibilitar uma visão global do ambiente e de suas interligações
• Oferecer alternativas para que as pessoas lidem melhor com as incertezas
• Aprender ferramentas disponíveis na internet para interpretar cenários e antecipar tendências
• Ter um novo olhar sobre as mudanças tecnológicas
• Ter uma visão holística sobre o mercado e as relações de consumo
• Filtrar e tirar melhor proveito das redes sociais. Usar ferramentas das nuvens
• Estimular um olhar diferente sobre o mundo
• Aprender a pensar fora da caixa

Para quem:
Gestores envolvidos com administração e planejamento estratégico, microempresários, empreendedores, profissionais de marketing e comunicação em geral

Facilitadores:
* Heraldo Leite é graduado em jornalismo há 28 anos com passagem pelos principais jornais de Belo Horizonte. Tem MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital e desenvolve trabalhos de assessoria de imprensa e estratégias de Marketing com ênfase nas redes sociais. Tem formação em Coaching e diversos cursos de extensão nas áreas de administração e comportamental. É o diretor-executivo da WebMilk – Comunicação Estratégica

* Carlos Plácido Teixeira é jornalista, com 30 anos de atividade em jornalismo impresso e comunicação, com especialização em gestão da informação e inteligência de mercado. Assina a coluna Radar do Futuro, publicada semanalmente no jornal “Diário do Comércio”, de Belo Horizonte. E dirige o Radar do Futuro, empresa e site especializados em produção de conteúdos jornalísticos e estudos sobre tendências.

Serviço
Data: 11 de abril (sábado)
8h30 - 17h
Sede do Instituto Brasileiro de Gestão Avançada - IBGA
Rua Guajajaras, 745 - Conj.04
Centro - BH

Investimento
R$ 220

Informações:
falecom@webmilk.com.br ou pelo telefone (31) 8202-1854

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários