sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Google firma parceria com montadoras para carro autônomo


Sem certezas se vai construir seus próprios veículos autônomos ou atuar mais como fornecedora de sistemas e software para as montadoras, o Google dá novos passos no projeto.
Fonte: Correio do Brasil

O Google iniciou discussões com a maioria das principais montadoras do mundo e criou uma equipe de fornecedores para acelerar esforços para levar carros autônomos ao mercado em 2020, disse um alto executivo. "Seria negligente não falar com os maiores fabricantes de automóveis. Eles têm muito a oferecer", disse Chris Urmson, diretor do projeto de carro autônomo do Google, em entrevista antes de falar em uma conferência do setor.

Esses fabricantes incluem General Motors, Ford, Toyota, Daimler e Volkswagen. "Para nós, chegar e dizer que podemos fazer melhor, seria arrogante", disse Urmson. O Google não determinou se vai construir seus próprios veículos autônomos ou atuar mais como fornecedora de sistemas e software para as montadoras.

Os protótipos dos carros do Google, declarou, foram construídos em Detroit pela empresa de engenharia Roush. A expectativa de Urmson é que os primeiros veículos totalmente autônomos estejam prontos para produção em cinco anos, refletindo o ponto de vista expresso no dia anterior por outro empresário do Vale do Silício, Elon Musk, presidente-executivo da Tesla.

Musk falou na véspera na conferência Automotive News World Congress acreditar que a falta de regulamentação federal sobre carros autônomos atrase a introdução até 2022 ou 2023. Urmson, no entanto, disse que seus colegas do Google “não viam quaisquer obstáculos regulatórios específicos.”

O Google tem conversado com a agência reguladora rodoviária norte-americana desde o início do projeto, disse Urmson. “A pior coisa que poderíamos fazer é surpreendê-los.” Urmson disse que o Google está desenvolvendo e refinando sistemas e componentes com fornecedores de autopeças como Continental, Robert Bosch, ZF e LG Electronics.

Os protótipos dos carros do Google usam microprocessadores feitos por Nvidia, fabricante de chips que também é fornecedora da Mercedes-Benz e de outras montadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários