terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Maior pressão de fornecedores de soluções para transporte

Copa do Mundo em 2014, aumento do poder de compra da população de baixa renda, o aumento contínuo da frota de automóveis, no cenário de continuidade do crescimento da economia, vão gerar, em 2011, maior insatisfação com a qualidade do trânsito nos maiores centros urbanos do País. Governos municipais e estaduais estão na mira dos grandes fornecedores de soluções.

As grandes empresas de engenharia já contam com as perspectivas de grandes obras, como novas linhas de metrô, monotrilhos de alta capacidade e do trem de alta velocidade (TAV). O ano será de apresentação de novas propostas e pressões para que as tecnologias sejam adotadas rapidamente, para atender o cronograma da copa.

A multinacional Bombardier oferece, entre novas soluções de mobilidade urbana, os monotrilhos de alta capacidade Innovia. O veículo leve sobre trilhos (VLT), por exemplo, é alternativa viável. Similar a um bonde urbano, o veículo já está sendo instalado em Brasília e possui a capacidade de abrigar 20 mil passageiros. A solução é tida como ideal para centros comerciais menores como cidades do interior com demanda suficiente, entre elas, Sorocaba, Ribeirão Preto e Campinas.

Os gargalos no transporte em todo o País estão exigindo não só novos meios de locomoção como também tecnologias capazes de abrigar novas mobilidades nas grandes metrópoles. A AeS, por exemplo, uma das principais empresas brasileiras especializadas em sistemas para controle, automação e segurança de aplicações metro-ferroviárias também está cheia de novidades. A primeira delas diz respeito ao desenvolvimento de equipamentos e serviços de controle de portas de trens com motor elétrico e produção 100% nacional.

A AeS investiu ainda em um sistema de controle chamado de Coppilot, que comanda as portas de plataforma e, além de garantir a segurança dos passageiros, organiza a entrada e saída dos usuários. "A ferramenta identifica a chegada dos trens à plataforma, o alinhamento de todos os carros e é responsável por acionar as portas da estação juntamente com as do trem", explica o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários