sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Indústrias criam estratégias para sobreviver aos importados chineses

Com o objetivo de recuperar o mercado perdido para os produtos chineses, empresas de diferentes diversos setores trocam as reclamações – justas, na maioria dos casos – pela antecipação de esforços em busca de soluções, reconhecendo que a concorrência é uma variável inevitável no cenário do sistema produtivo. As estratégias incluem reposicionamento mercadológico, lançamento de novos produtos e reforço de marcas.
Em Minas Gerais, indústrias de calçados e de vestuário adotam, com apoio do Sebrae, a estratégia de aumento do número de lançamentos de linhas de produtos. Em Nova Serrana, na região Centro-Oeste, produtores colocam no mercado, como prioridade estratégica, uma média anual de pelo menos seis novas coleções. A intensificação dos lançamentos também está sendo adotada no município de Juruaia, no Sul de Minas, terceiro polo de lingerie brasileiro- atrás da líder Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e de Fortaleza, no Ceará.

A tendência de desmassificação do mercado de consumo tende a influenciar cada vez mais as estratégias de contra-ataque aos produtores chineses, com o objetivo de recuperar o mercado perdido. Colunista de tecnologia, Ethevaldo Siqueira destaca, em artigo publicado no site do jornal O Estado de S. Paulo, os argumentos de Alvin Toffler, escritor e visionário, autor de livros bestsellers como Choque do Futuro e A Terceira Onda, para quem os mercados vivem, neste início do século 21, um momento de reversão do processo de massificação que caracterizou a segunda onda, a da revolução industrial.

Ethevaldo Siqueira define o termo desmassificar com exemplos. “O mundo de hoje nos mostra muito mais estilos de vida, muito mais estruturas de famílias, muito mais esportes, muito maior diversidade de entretenimento, de trabalhos, de profissões e de indústrias que trabalham para produção de nicho”, assinala. Segundo ele, o impacto do processo já é evidente em alguns segmentos, como nos meios de comunicação, nas revistas, rádios, jornais e televisão, que passam a dirigir-se, cada dia mais, a segmentos, a grupos de indivíduos e não à massa de toda a sociedade.


Como enfrentar a concorrência dos produtos chineses
agregar valor aos produtos
produtos personalizados
intensificação dos lançamentos
redução dos preços


SETORES MAIS AFETADOS
roupas
brinquedos
calçados
acessórios
utilidades para o lar

Bens duráveis
Computadores
Máquinas fotográficas
Equipamentos de som
Equipamentos de áudio
Presença da China
45% no mercado de brinquedos
20% dos calçados

O que alguns setores fazem para reduzir a presença dos produtos chineses
Indústria de tecidos
Negocia acordo de restrição das exportações chinesas, que deixou de vigorar em 2009

Indústria de calçados
Denuncia concorrência desleal, ou dumping. Brigam por uma sobretaxa aos produtos chineses.

Indústria de brinquedos
Lançamento de brinquedos
Importação da própria China e nacionalização
Redução de preços

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