quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sul do País demanda investimentos em energia para a Copa

Os estados do Rio Grande do Sul e Paraná terão que implementar novas linhas de transmissão e subestações de energia para atender à demanda dos jogos da Copa do Mundo de 2014. De acordo com estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o conjunto de empreendimentos, orçado em R$ 980 milhões, será licitado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ano que vem e a operação deve ser iniciada em 2013.
Para o atendimento ao Rio Grande do Sul, o planejamento indica a implantação de duas novas linhas de transmissão: uma entre as usinas hidrelétricas de Salto Santiago (PR) e Itá (SC) e outra de Itá ao município gaúcho de Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas linhas reforçarão a integração das hidrelétricas no Paraná e em Santa Catarina com o centro de carga do Rio Grande do Sul. O estudo contempla ainda novas linhas de transmissão entre as subestações de Nova Santa Rita e Quinta, com 290 quilômetros (km) de extensão, além de uma nova subestação denominada SE Camaquã 3.

A EPE também apontou a necessidade de construção de uma nova subestação para a região de Curitiba e de uma nova linha de transmissão com 35 km de extensão, ligando as subestações de Curitiba e Curitiba Leste. Segundo a EPE, essas obras vão garantir o atendimento dentro dos padrões de confiabilidade e qualidade aos dois estados até o ano de 2020.

A expansão da interligação elétrica entre a Região Sul e a Sudeste também está em análise pela EPE. O estudo, que deve ser concluído no fim do ano, tem como objetivo planejar a transmissão para aumentar o intercâmbio entre as regiões, a partir da implantação de pelo menos três novas linhas de transmissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários