domingo, 10 de outubro de 2010

O dinheiro finalmente migra para o celular

Parceria anunciada no início de outubro de 2010 entre o Banco do Brasil (BB), a Cielo, rede de meios eletrônicos de pagamento com cartões de crédito e débito, e a Oi, empresa de telefonia, dá publicidade para a tendência que vai possibilitar a taxistas, feirantes, vendedores e outros profissionais autônomos receber o pagamento pela prestação de serviços diretamente pelos aparelhos de celular.


O acordo tem objetivo de atrair cerca de um milhão de novos clientes por ano a partir de 2012, em especial nos segmentos de baixa renda. O sistema de compras via celular funcionará basicamente por meio da tecnologia SMS - mensagens de texto trocadas entre os aparelhos móveis. Ao comprar um chip da Oi, o cliente automaticamente leva um cartão de crédito embutido que poderá, depois da análise de crédito por parte do Banco do Brasil, apresentar um limite de crédito.

O cliente, deste modo, pode ir às lojas e realizar compras que serão pagas por meio da conexão com o celular. O consumidor informa o número do aparelho ao estabelecimento que aceite as transações. As informações são transmitidas via SMS e o cliente coloca uma senha para confirmar a compra.

A ideia da parceria é expandir a aceitação de meios de pagamento eletrônico nos segmentos de baixo volume financeiro, onde os equipamentos para recepção de cartões de crédito ainda não apresentam forte penetração, como taxistas, feirantes, representantes porta-a-porta.

O Banco do Brasil e a Cielo anunciam parceria com a Oi para operar o sistema pioneiro de mobile payment em grande escala em todo o País.

No futuro
As compras serão realizadas cada vez menos com dinheiro. Praticamente tudo será pago por meio de aparelhos móveis, inclusive por celularess.



Saiba mais:

Seus comentários