quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Começa a revolução das interfaces com computadores

Aparelho que permite jogar games apenas com gestos e movimentos, sem a utilização de controles físicos, como os joysticks, o Kinect, da Microsoft, consolida a chegada de tendências que ultrapassam as fronteiras do mundo dos jogos eletrônicos. A tecnologia embarcada em um produto de entretenimento, destinado ao mercado de massa, tem força para acelerar a substituição da forma como os usuários interagem com os seus computadores.

A interface natural marca presença
Há algum tempo, pesquisas apontavam as interfaces gestuais como a tendência do futuro. Pois é. A previsão está se materializando. Associada à ideia de realidade aumentada, o aparelho coloca a informação digital no mundo real, passando a sensação de que os recursos oferecem a possibilidade de interagir com a informação.

O lançamento do Kinect, que permite jogar games no Xbox 360, coloca a Microsoft em evidência. Nos Estados Unidos e na Europa, a demanda foi superior à oferta dos aparelhos. A concorrência se mobilizará. E os hackers também. Nos Estados Unidos, um deles, Hector Martin, ganhou um prêmio após fazer o Kinect funcionar em um computador com Linux.

INTERFACE NATURAL
O que é
Recurso tecnológico que dispensa a utilização de controles físicos, como mouses, teclados ou joysticks, para lidar com computadores, como o personagem de Tom Cruise no filme Minority Report, que interage com o computadores fazendo gestos no ar. .

Características do Kinect
Kinect usa três lentes para capturar vídeo e fotos e possui sensores que conseguem seguir os movimentos dos jogadores, rastreando até 20 articulações e 48 pontos diferentes do corpo.
O equipamento também tem a capacidade de reconhecer a face de pessoas - o que permite que um usuário acesse sua conta do Xbox Live apenas olhando para a câmera - e reconhece comandos de voz para executar ações em jogos.

Na Rede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários