quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Brasileiro sonha com carro novo na garagem

Pesquisa de comportamento do mercado de automóveis, do Ibope, revela o carro se mantém no topo dos sonhos de consumo do brasileiro. Com a economia em crescimento, agora, o sonho é do semi-novo ou zero. A demanda pelos usados com mais de quatro anos está caindo.

Para quem acha que sempre há espaço para o transporte individual, pesquisa do Ibope Mídia identificou que um quarto dos adulto brasileiros, moradores de regiões metropolitanas ou no interior do Sul e do Sudeste pretende comprar um carro. O levantamento da pesquisa Target Group Index revela a tendência de redução da demanda por automóveis com mais de quatro anos.

Os carros novos e seminovos estão entrando na lista de desejos da classe C. Em três anos, a participação da classe C passou de 28% para 40% entre as pessoas que têm a intenção de comprar um carro novo e de 34% para 44% entre os que desejam um seminovo.

O motivo mais citado para a compra é substituir o automóvel já existente no domicílio. Entretanto, também vem crescendo a intenção de compra do primeiro carro, enquanto diminui a aquisição do automóvel adicional. 

Modelos seminovos continuam sendo os mais procurados, porém em três anos passou de 26% para 34% a intenção de compra de um zero quilômetro entre os adultos que pretendem comprar um carro. Usados com mais de quatro anos, por sua vez, vêm perdendo participação.

Prioridades dos compradores

Na hora de adquirir um carro novo, os fatores considerados mais relevantes continuam sendo o consumo de combustível e o preço. Por outro lado, nos últimos anos a garantia, o custo de manutenção e a marca têm perdido importância na decisão de compra de um carro zero.

Um crescimento ainda mais significativo vem ocorrendo com a posse de motocicletas, que chegou a 6% dos adultos. Os homens destacam-se entre os possuidores de motos, principalmente nas regiões metropolitanas de Salvador e Porto Alegre. As mulheres apresentam índice relativamente alto de posse de motos em Fortaleza, no Rio de Janeiro e no estado de São Paulo. Os jovens donos de motos estão em maior proporção em Porto Alegre e no interior das regiões Sul e Sudeste.

Investimento publicitário

O mercado publicitário também tem acompanhado o aumento do interesse dos brasileiros pela compra do carro novo. Os investimentos publicitários no setor de veículos, peças e acessórios chegaram a R$ 1,9 bilhão no trimestre de junho a agosto de 2010, acumulando um crescimento de 41% em relação ao mesmo período do ano anterior. Enquanto a televisão foi responsável pelo maior aumento em volume, a internet foi o meio que registrou a maior evolução percentual do investimento publicitário do setor.

A categoria que mais cresceu em volume foi a de carros de passeio nacionais, que passou de R$ 151 milhões para mais de R$ 430 milhões por trimestre entre 2009 e 2010. Dos investimentos dessa categoria, 58% são realizados na televisão aberta, 18% destinam-se à televisão por assinatura e 11% são aplicados na internet, de acordo com o Monitor Evolution.

Entre os principais anunciantes do setor, a Hyundai Caoa ficou em primeiro, com mais de R$ 350 milhões de investimento em publicidade, seguida pela Fiat e pela Volkswagen, que cresceram mais de 70% no período de um ano.

Fonte:
www.ibope.com.br

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